Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Cursinho Pirabixo 2025

O cursinho popular Pirabixo, mantido pelos graduandos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, teve alta taxa de aprovação (22) nas principais universidades públicas do estado de São Paulo, (USP 8, UNICAMP 4, UNESP 6, UFSCAar 1, UFLA 2 e UNIFESP 1).

Cursinho pirabixo realiza prova
Prova de seleção para ingressar no cursinho

De acordo com o coordenador do Pirabixo, Lucas Adam Prado Julião, o cursinho pré-vestibular da FOP é o mais antigo da Unicamp, assim como a FOP antecede a criação da Universidade. “É muito gratificante saber que evoluímos tanto nestes 25 anos de criação”, conta.

Por se tratar de uma universidade pública, é preciso lembrar que um dos objetivos principais do Pirabixo é dar oportunidade a pessoas oriundas de escolas públicas. O cursinho consegue passar a visão e a amplitude do que é estar em um ambiente universitário como a Unicamp, USP ou Unesp. “É gratificante saber que podemos ajudar aqueles que não tem condições de arcar com o custo de um curso particular”, revela.

João Mira foi aprovado no curso de Engenharia Agronômica da Esalq-USP e falou da importância de estudar em um cursinho pré-vestibular gratuito. “Minha dificuldade maior foi começar a estudar e me dedicar. Mas, logo peguei gosto por essa rotina e não quero mais parar.

Filho de vendedor de implementos agrícolas, foi daí que surgiu a paixão pelo curso. O incentivo da mãe, professora, foi fundamental para continuar estudando. “A trajetória é difícil para todos. Claro, que para uns mais e outros menos, mas, o cursinho foi um divisor de aguas, porque passei a entender o que é estudar e porque estudar. Ele possibilitou a aprovação em um vestibular concorrido. Fiquei muito feliz. Foi uma sensação indescritível. Contudo, passei em segunda chamada e isso me marcou muito. Sai mais amadurecido. Aprendi que não quero passar por isso novamente. Agora me dedico ao máximo em tudo que faço”, disse Mira.

O cursinho popular Pirabixo é uma ação voluntária desenvolvida por alunos do curso de graduação da FOP, que atende jovens carentes, oriundos de escolas públicas da cidade de Piracicaba, sem possibilidades de pagar curso pré-vestibular, e que muitas vezes desistem do ingresso no ensino superior, devido à limitação financeira.

Fundado há cerca de 25 anos, sofreu algumas interrupções, desde sua criação. Reativado em 2014, desde então, tem sido desenvolvido de forma contínua. A participação dos acadêmicos de Odontologia neste projeto é uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e envolvimento social. Observa-se que os alunos adquirem maturidade e senso crítico além de se desenvolverem muito bem no curso de graduação.

Ir para o topo