Refletir sobre a relação entre promoção de saúde e qualidade de vida de indivíduos ou populações, é um campo fértil para o enriquecimento de instituições formadoras de profissionais da saúde.
É sabido que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde.
Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz, do Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP, destaca “o desenvolvimento de ações individuais e coletivas junto às comunidades no espaço da IES – Instituição de Ensino Superior estimula e amplia a existência das ações de promoção de saúde. Entende-se a promoção da saúde como uma estratégia de comunicação transversal na qual os fatores que colocam a saúde da população em risco devem ser reconhecidos por todos (indivíduos ou populações), para que haja a realização da autonomia e da corresponsabilidade no controle de fatores determinantes da saúde.”
Educação em Saúde é o processo educativo de construção de conhecimentos que envolve as relações entre os profissionais de saúde, os gestores que apoiam esses profissionais e a população que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos cuidados, sendo um instrumento para a Promoção da Saúde por meio da articulação de saberes técnicos e populares.
Profa. Dagmar destaca “a importância do envolvimento da comunidade nas práticas educativas em saúde e nas práticas pedagógicas serem desenvolvidas nas ações educativas. A importância da distribuição dos kits de higiene bucal nas localidades com maior necessidade garante que os indivíduos tenham acesso aos recursos necessários para manter a saúde bucal em dia.”
“Com as ações em 2024, conseguimos reforçar a prevenção e estimular hábitos saudáveis junto à comunidade. Este é um esforço contínuo para garantir que nossas crianças e jovens cresçam com um sorriso saudável e qualidade de vida”, afirmou Profa. Dagmar.
A promoção de saúde requer um trabalho com abordagens preventivas, educacionais, curativas e de controle da saúde pelo próprio indivíduo, sendo a motivação e a transformação social por meio da conscientização as únicas propostas viáveis para a diminuição das doenças bucais.
Profa. Dagmar Queluz coordena diversos projetos de natureza de ensino, pesquisa e extensão de estudantes da área da saúde. Com auxílio da equipe da FOP/UNICAMP (bolsistas/voluntários, graduação/pós-graduação/ensino médio), com parceria da UNICAMP e da COLGATE, temos êxito nas atividades com grande número de pessoas da população.
Relatando alguns projetos em prol da comunidade:
“Programa de Promoção e Prevenção da Saúde”, desenvolvendo pesquisa e ações de prevenção em saúde bucal em escolas públicas de ensino médio e fundamental. Atividades: mesa clínica, palestra, evidenciação de placa, escovódromo (escovação dental supervisionada), com material educativo preventivo e orientações e atividades interativas.
- Na “Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio”, BairroMário Dedini, Piracicaba. Desenvolvemos palestra interativa sobre saúde bucal para os 273 alunos do primeiro ao quinta ano em novembro de 2024, em ambos os períodos matutino e vespertino. Contamos com a colaboração de professoras especialmente Profa. Lenise, voluntários e a direção da escola, para êxito desta ação.
- Na “Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti”, Bairro Dois Córregos, Piracicaba. Atividades de pesquisa e sociais, no mês de novembro de 2024, aplicando questionários, ministrando palestras sobre saúde bucal com distribuição de kits de higiene bucal. Participaram cerca de 326 alunos, todas as dez salas do ensino médio de período integral.
“Programa Educativo Preventivo em Saúde Bucal”, desenvolvendo pesquisa e ações de prevenção em saúde bucal.
Profa. Dagmar destaca colaboração para a melhoria da saúde bucal da população em diferentes localidades e cidades que participaram alunos voluntários em ações comunitárias, com o objetivo de promover a saúde bucal e incentivar hábitos saudáveis na comunidade.
- “Feira Vida & Saúde”. Em outubro de 2024, em uma tenda recebemos a população, com demonstração de manequim, pôsteres, e distribuição de kits de higiene bucal. Ocorreu na área de lazer da Rua do Porto de Piracicaba, que visa ajudar as pessoas a terem mais saúde adotando hábitos saudáveis que produzam bem estar físico, mental e espiritual. Contou com vários profissionais de saúde de forma voluntária. Participaram da Feira cerca de 300 pessoas da região.
- “Grupo Implantar” em Santa Barbara do Oesteem setembro de 2024. Profa. Dagmar ministrou palestra para funcionários da empresa Grupo Implantar abordando orientações sobre os fatores de risco e detecção precoce do câncer de boca, disponibilizando informações sobre as principais desordens que acometem o lábio e a cavidade oral, seu diagnóstico e tratamento, assim como as principais características do câncer de boca e as medidas de prevenção, contribuindo para o controle do câncer de boca no país. Após a palestra, foi realizado exposição de pôsteres por alunos de pós-graduação e de graduação, proporcionando contato próximo com os trabalhadores para esclarecimentos de dúvidas. O trabalhador rural durante sua atividade laboral está exposto a uma série de riscos de acidentes ocupacionais e agravos a sua saúde, como intoxicações e doenças do trabalho, que dependem em maior ou menor grau do tipo de atividade na lavoura e equipamento utilizado.
- “Carreta Missionária” em dezembro de 2024. A Igreja Batista da Fé desenvolveu evento social através de consultórios médicos e odontológicos, com a população dos Bairros Jardim Itapuã e Jardim Tóquio em Piracicaba, em novembro, das 8h30 às 17h00, na Rua Tupã e frente ao CC INTER no Jardim Itapuã, com comparecimento de cerca de 300 pessoas das diferentes faixas etárias da comunidade.
- “1ª Mostra ETI”. A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, através da sua Coordenação Geral de ETI (Escola em Tempo Integral), agradece a Profa. Dagmar Queluz – FOP/ UNICAMP, como parceira das escolas ET pela participação e contribuição na 1ª Mostra ETI realizada de 02 a 04 e dezembro de 2024. Evento que, com grande satisfação, recebeu 1.270 alunos, 50 professores e mais de 200 visitantes. Esta exposição foi uma pequena amostra do trabalho que desenvolvemos ao longo do ano letivo de 2024, refletindo o esforço coletivo de todas as escolas envolvidas.
- “Instituto Get a Smile”. É uma ONG (www.getasmile.org) que possui várias parcerias, inclusive com a Profa. Dagmar. A ONG realizou mais um projeto social em Guiné-Bissau – África, país africano incluído no ranking dos dez menores IDHs do mundo, segundo a ONU/PNUD, no período de 12 a 30 de Janeiro de 2025, com um grupo médio de 15 (quinze) de voluntários. Durante o período supracitado, foi desenvolvido ações nas áreas de promoção, prevenção e reabilitação da saúde por meio de uma equipe multiprofissional. Tais ações foram realizadas de maneira itinerante em prol da população local, da infância à senilidade. Foi realizado palestras aos adultos, orientações lúdicas para o público infantil, bem como atendimentos médico e odontológico, que terão grande impacto na vida dos moradores locais e dos voluntários.
- Ciência e Arte nas Férias – CAF 2025. Ocorreu de 8 a 29 de janeiro de 2025 a 21ª edição do Ciência & Arte nas Férias (CAF), um programa organizado pela UNICAMP todo início de ano com o objetivo de estimular o interesse dos alunos do ensino médio pela pesquisa científica e pelas artes. Os alunos de cerca de 40 escolas de ensino médio de Campinas, Piracicaba e Limeira, participaram de oficinas e de atividades envolvendo várias áreas do conhecimento (https://unicamp.br/noticias/2025/01/30/exibicao-de-trabalhos-e-posteres-encerra-21a-edicao-do-caf/). Profa. Dagmar coordenou o projeto “Workshop – Promoção e Prevenção em Saúde Bucal”, com a colaboração de seus bolsistas e voluntários.
- “Clube dos Aventureiros”. A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Piracicaba, desenvolveu ação comunitária com presença de cerca de 30 crianças de 6 a 9 anos, e colaboração da Profa. Dagmar, com a presença da dentista Monica Viviane e voluntários em fevereiro de 2025 com distribuição de kits de higiene bucal para as crianças, e atividades educativa preventiva, com o objetivo de orientá-las sobre cuidados bucais.
- Profa. Dagmar destaca outras parcerias: Hamburgada do Bem, Sorriso de Amor, APASPI- Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba, entre outros.
Profa. Dagmar destaca “as diversas iniciativas de educação em saúde se fazem necessárias para a reversão do atual cenário de desinformação, da falta de engajamento e do descrédito com a saúde que atinge a sociedade brasileira, em geral, e, em particular, a juventude. Dados demonstram a alta prevalência de doenças que poderiam ser evitadas, se a sociedade dedica-se engajamento.”
Parabéns a todos que trabalhara, com alegria, na prevenção da saúde bucal!!!!









