O trabalho intitulado “Establishment of Patient-Derived Xenografts as Preclinical Models for Drug Testing in Head and Neck Squamous Cell Carcinoma: A Preliminary Study”, desenvolvido pelo doutorando Brendo Vinicius Louredo, do programa de pós-graduação em Estomatopatologia, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, recebeu o prêmio de melhor pôster científico de 2025 pela Academia Americana de Patologia Oral e Maxilofacial (AAOMP). O evento foi realizado no Omni William Penn Hotel, em Pittsburgh, Pensilvânia – EUA, entre os dias 4 e 7 de abril. O trabalho foi orientado pelo professor Pablo Agustin Vargas, da área de Patologia. “Foi a primeira vez que um trabalho científico brasileiro recebeu o “2025 Waldron Award for Best Scientific Poster” num Congresso da AAOMP”, disse Vargas.


O estudo foi desenvolvido em parceria com as equipes de odontologia e cirurgia de cabeça e pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Biotério Central da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo, como parte do Projeto Temático FAPESP (2016/05710-4) coordenado pelo Professor Pablo Vargas, e contou com os seguintes co-autores: Louredo BVR, Sousa-Neto SS, Castilho RM, Kowalski LP, Prado-Ribeiro AC, Martins MD, Mattos LL, Castro-Júnior G, Vargas PA.
“Ter seu trabalho reconhecido é muito gratificante, e ainda mais em caráter internacional, visto que a pesquisa nos Estados Unidos é muito avançada e bem financiada. Trazer esse prêmio para o nosso país, em meio a essa concorrência, me mostrou que estou no caminho certo e que devo continuar fazendo o que mais amo, que é a pesquisa em câncer. Esse prêmio veio coroar todo o esforço e dedicação não só da minha parte, mas de toda a equipe, pois essa metodologia de estudo com modelos PDX é muito complexa, cara e requer cuidado. Além da parte animal, o estudo também envolveu a participação de pacientes que tinham recebido o diagnóstico de câncer há pouco tempo e logo seriam submetidos a um tratamento cirúrgico longo e complexo”, disse Brendo.