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Dia de avaliação 2025

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp realizou, na última terça-feira (20/05), o “Dia de Avaliação e Discussão de Curso” na sala de Metodologias Ativas. O principal objetivo do encontro foi debater o processo de adaptação para o recebimento de alunos com deficiência.

O evento foi aberto pelo Coordenador de Graduação, professor Luis Roberto Marcondes Martins. Para abordar o tema, a responsável pela Coordenadoria de Carreiras, Egressos e Vida Estudantil – DEAPE, doutora em Pedagogia Adriane Martins Soares Pelissoni, falou sobre “Atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência”. Ela demonstrou sua vasta experiência na adaptação de atendimentos para pacientes especiais.

Em 2026, a FOP passará a receber alunos oriundos da cota de pessoas com deficiência. Em uma decisão histórica, o Conselho Universitário (Consu) aprovou, por unanimidade, em 2024, a adoção de um sistema de cotas para estudantes com deficiência para ingresso nos cursos de graduação da Unicamp. Segundo essa decisão, será reservada uma ou duas vagas por curso, ou até 5% do total de vagas, em caso de vagas adicionais, para pessoas com deficiência.

De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a pessoa com deficiência destaca a importância da interação entre o impedimento e as barreiras existentes no ambiente, que podem ser físicas (como falta de acessibilidade em prédios), comunicacionais (como ausência de tradução em libras) ou atitudinais (como preconceito e discriminação).

Martins ressaltou que a FOP precisará se adaptar a essa nova realidade, mas garantiu que oferecerá um atendimento adequado a esses estudantes. Além das adaptações físicas, como acessibilidade, a faculdade também precisará trabalhar questões relacionadas à cultura institucional diante das pessoas com deficiência.

À tarde, foram discutidos temas relacionados ao curso de forma geral, destacando a excelente classificação da Faculdade no Enem (nota 5). Essa foi a primeira vez que a FOP atingiu essa pontuação. Dos 74 alunos aptos a participar, 70 fizeram a prova. O coordenador de Graduação atribui esse resultado ao trabalho realizado pela equipe da Coordenadoria, professores e alunos.

Também foi abordada a mudança do curso de graduação, que passou de 4 para 5 anos. Essa alteração, de certa forma, favoreceu o trabalho de iniciação científica, já que passou a haver uma janela a mais para esse tipo de atividade. Foram apresentados resultados bastante expressivos nesse sentido.

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