Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Frente parlamentar

Uma comitiva da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), composta pela servidora Marli Padovan de Souza, da Área de Convênios e Projetos da FOP, e pelas graduandas Maria Fernanda Zaccharias Okuyama, Júlia Paoletti Fogari e Lissandra Crispim de Faria Cruz, participou do lançamento da Frente Parlamentar pela Saúde Bucal no Estado de São Paulo. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), no dia 22 de maio de 2025.

A Frente tem como objetivo promover e consolidar políticas públicas voltadas à saúde bucal, reconhecendo sua importância como parte essencial da saúde integral da população brasileira. A presença da Unicamp, UNESP e USP visa fortalecer a articulação entre os Poderes Públicos e os Conselhos de Classe comprometidos com o avanço da odontologia no Brasil.

A Frente Parlamentar de Saúde Bucal, liderada pelo deputado Mauro Bragato, esteve presente no evento, assim como representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, das três universidades públicas paulistas, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e de outras entidades de classe.

Entre os temas que serão defendidos pelo grupo, destacam-se: o aumento do orçamento para a saúde bucal — incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado de São Paulo; o apoio do Estado de São Paulo aos municípios para o cuidado com a saúde bucal; a incorporação da saúde bucal às políticas públicas, tornando-a acessível a todos e tratada como uma política de Estado; a abertura da ALESP para a contribuição das universidades públicas; e que o projeto Sorriso Feliz em todo o Estado de São Paulo, conte com a parceria das universidades públicas (UNICAMP, USP e UNESP) e privadas.

“O cuidado com a saúde bucal muitas vezes é negligenciado nas políticas públicas, mesmo sendo um fator determinante para a saúde geral das pessoas. Queremos mudar essa realidade com ações efetivas, projetos de lei e parcerias com quem entende do tema: universidades, profissionais da área, conselhos de classe e os municípios”, destaca o deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar.

Criada oficialmente por meio de ato publicado em 25 de abril, a Frente Parlamentar é composta por 25 deputados e busca ser um espaço de articulação entre o Poder Legislativo, a sociedade civil e as entidades representativas da odontologia.

Ir para o topo