Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Reunião Conselho de SAúde

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp sediou, nos dias 28 e 29 de julho, a 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). Realizado no Salão Nobre Plínio Alves de Moraes, o encontro teve como tema central a saúde mental, com foco nos caminhos percorridos pelos pacientes até as unidades de saúde e o acompanhamento especializado.

O evento reuniu representantes dos 26 municípios que integram a Região de Saúde RRAS 14, com sede em Piracicaba, que apresentaram suas principais demandas regionais.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e pelo coordenador do Programa de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Também compuseram a mesa diretiva o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta; o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Adriana Martins; e a diretora da FOP-Unicamp, professora Karina Gonzales Silverio, que destacou a importância de a unidade sediar um evento voltado ao fortalecimento da gestão regional da saúde.

Durante o terceiro ciclo da Regionalização da Saúde, a SES-SP trabalha de forma organizada, em conjunto com os profissionais técnicos em saúde das 18 Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS) do Estado, aprimorando e identificando os problemas prioritários no acesso à saúde.

“As oficinas de regionalização ajudam na adequação do perfil assistencial das unidades administradas pela SES nas regiões, além de nos ajudar a entender os gargalos de cada cidade, garantindo a ampliação da assistência prestada à população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

No segundo dia, a Secretaria da Saúde também promoveu seminários para analisar e apresentar os avanços da regionalização, processo iniciado em 2023, na perspectiva dos entes municipais, além de discutir as áreas mais relevantes do programa.

Ir para o topo