Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Pesquisadores influentes no mundo

A edição 2025 da lista da Stanford University com os 2% de cientistas mais citados do mundo foi publicada em setembro e inclui 109 pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

O ranking contempla os 100 mil cientistas posicionados entre os 2% mais influentes em sua subárea. Embora amplamente utilizada como referência, a lista alerta que as métricas de citação possuem limitações. A base de dados completa pode ser acessada em https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/8

O levantamento, coordenado por John P.A. Ioannidis, avalia métricas padronizadas de impacto científico, como número de citações, índice h, índice hm (ajustado por coautoria), posição de autoria em artigos e o indicador composto c-score. A análise abrange 22 áreas científicas e 174 subáreas, a partir dos perfis do Scopus disponíveis até 1º de agosto de 2025.

Na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP), 12 docentes figuram na lista dos cientistas mais influentes internacionalmente (de acordo com a ordem de aparecimento no ranking):

Brenda Paula Gomes
Valentim Adelino Ricardo Barão
Jaime Aparecido Cury (aposentado)
Marcelo Giannini
Caio Cezar Randi Ferraz
Marlise Inêz Klein
Ricardo D. Coletta
Francisco Humberto Nociti Jr. (aposentado)
Alan Roger Santos-Silva
Pedro L. Rosalen (aposentado)
Marcio Ajudarte Lopes
Deborah Queiroz Freitas

A presença desses nomes reafirma a excelência científica e o impacto internacional da pesquisa desenvolvida na FOP-UNICAMP, consolidando a instituição como um polo de referência na ciência da área da saúde.

Tabela: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1X7SV6jrSvmOOQnRS8AbrSR-Xa0axu15m/edit?usp=sharing&ouid=110619396095054762415&rtpof=true&sd=true

Ir para o topo