Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Homenagem Câmafra Liga de Saúde Coletiva

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebeu, na noite desta quinta-feira (25), uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Piracicaba. A solenidade ocorreu no Salão Nobre Helly de Campos Melges e teve como proponente a vereadora Silvia Maria Morales.

Públilco

A homenagem reconhece os inúmeros trabalhos realizados pela Liga junto a populações em situação de vulnerabilidade social no município. Entre as ações destacam-se o atendimento a crianças, a atuação em assentamentos e a promoção de atividades de extensão que aproximam universidade e comunidade, contribuindo para a formação de profissionais sensíveis aos múltiplos determinantes que influenciam a prática clínica.

Durante a cerimônia, a vereadora Silvia Maria Morales ressaltou que, além da criação de leis e da fiscalização do Executivo, os vereadores também têm a prerrogativa de homenagear pessoas e instituições que contribuem com a cidade. “O trabalho social que vocês desenvolvem junto à sociedade piracicabana vai além do atendimento clínico, e por isso fazemos questão de prestar esta homenagem”, destacou.

Representando a diretora da FOP, professora Karina Gonzales Silverio, o professor Leonardo Perez Faverani, vice-coordenador dos cursos de extensão, enfatizou a importância da iniciativa. Ele fez uma breve retrospectiva sobre a criação e a atuação das Ligas Acadêmicas e ressaltou: “A Liga de Saúde Coletiva tem mostrado para a comunidade, não só da FOP, mas extrapolando os muros da Faculdade, aquilo que é o nosso maior apreço: a empatia. A representatividade dos alunos de graduação e de pós-graduação nessas atividades é fundamental, como vem sendo demonstrado aqui pelo Vitor”.

Idealizador da Liga, o professor Marcelo de Castro Meneghim agradeceu à vereadora pelo reconhecimento e destacou a relevância da atuação da FOP, que antecede a própria criação da Unicamp. “Isso é motivo de orgulho. Realizamos trabalhos importantes em várias áreas e a Liga, dentro da extensão, busca superar desafios sociais, sobretudo junto às populações em situação de vulnerabilidade. A moção de aplausos é um incentivo para que continuemos firmes, pois todo o trabalho é coletivo e solidário”, afirmou.

O presidente da Liga de Saúde Coletiva,Vitor Rafael Gomes, reforçou a importância da homenagem como estímulo à continuidade das atividades. “Essa moção não é apenas um reconhecimento, mas também um incentivo. Nossas ações ultrapassam os consultórios odontológicos e alcançam populações vulneráveis que demandam diferentes formas de atendimento. Como universidade pública, temos o dever de gerar impacto positivo na sociedade, e é isso que buscamos transmitir aos alunos”, ressaltou.

Ir para o topo