Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Ranking KS 2025

As áreas de Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina e Ciências Naturais avançaram na classificação; Odontologia aparece na 26ª posição no mundo

A Unicamp ganhou posições em três grandes áreas do conhecimento no ranking por disciplina elaborado pela consultoria britânica QS World University. Divulgado nesta sexta-feira (14), o levantamento da QS avaliou 5.203 universidades de todas as regiões do mundo e mostra que a Unicamp avançou nas áreas de Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina e Ciências Naturais.

Seis disciplinas são destaque da Universidade na pesquisa: Odontologia – que aparece na 26ª posição no mundo; a de Antropologia, Estudos do Desenvolvimento e Esportes, que foram classificadas no grupo entre 51-100 -; e as de Engenharia Elétrica e Letras e Linguística  – que estão na 90ª posição.  

Na classificação geral, a Unicamp integra o grupo das 150 melhores universidades do mundo nas cinco áreas de conhecimento: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Administração. Na avaliação deste ranking, as áreas são subdivididas em 55 disciplinas.

Para elaborar o ranking, a QS partiu de informações de 16,4 milhões de artigos acadêmicos (base Scopus), bem como sobre a reputação das universidades coletadas junto a mais de 151 mil acadêmicos e 100 mil empregadores de todo o mundo.

“Trata-se de um resultado muito positivo”, disse o economista e professor Renato de Castro Garcia, assessor docente na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). “A Unicamp conseguiu manter posições em relação a 2024 e avançou em outras, e isso é muito bom, porque sabemos que as outras universidades também trabalham para avançar”, acrescentou ele.

Matéria completa no Portal da Unicamp

Ir para o topo