O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp promoveu atividades reflexivas em comemoração ao Dia da Mulher, realizadas entre os dias 17 e 21 de março. O evento teve como tema principal a frase “Liberdade é não ter medo”, de Nina Simone. Durante a semana, as mulheres tiveram a oportunidade de participar de sessões de Massagem Drenamax.


A abertura do evento ocorreu no dia 20 de maio e contou com a palestra “A Mulher no Mundo do Trabalho Contemporâneo: Coragem, Resistência e Consequências”, mediada por Cris Bartis e Ju Wallauer.
“Acreditamos que vivemos em uma sociedade que impõe diversas restrições às mulheres. Nosso objetivo foi provocar uma reflexão: estou realmente bem? Sinto-me presa? Se sim, onde e por quê? Como posso conquistar minha liberdade?
A conversa aconteceu de forma leve e próxima à realidade cotidiana, sem a pretensão de oferecer respostas prontas ou fórmulas para a felicidade. Em vez disso, buscamos incentivar uma análise mais crítica sobre os padrões que repetimos inconscientemente e que, muitas vezes, limitam nossas escolhas. A ideia foi mostrar caminhos para expandir essas possibilidades e nos permitir avançar na busca por nossa própria liberdade”, destacaram as palestrantes.
A programação contou com a participação da comissão interna do GGBS na FOP, o que trouxe ainda mais identidade à iniciativa. Para o coordenador do GGBS, Luiz Carlos Fernandes Junior, essa integração é essencial. “O GGBS preza muito por isso. Sabemos que as mulheres enfrentam inúmeros desafios em sua jornada, desde a violência física e psicológica até outras dificuldades do cotidiano. A ideia principal do evento foi promover atividades reflexivas, pois essa discussão não deve ficar restrita à universidade. As famílias das servidoras também devem participar”, destacou. Ele ainda mencionou o desejo do GGBS de realizar outros eventos de cunho reflexivo ao longo de 2025.
A funcionária Valquíria Pasqualino dos Santos ressaltou a importância desses encontros e defendeu que eles ocorram com mais frequência. “O debate expôs as vivências de cada participante. Esse tipo de atividade agrega valor à vida e nos possibilita realizar ações que transformam nossa realidade”, afirmou.
A realização do evento contou com o apoio essencial da coordenadora do Serviço Social do GGBS, Patrícia Cilene Gilberti, acompanhada pelos Assistentes Sociais Iorrane Cunha da Silva e Guilherme Moraes da Costa, além da Comissão do GGBS na FOP, formada pelas funcionárias Aline de Aguiar Gonzaga dos Santos, Doralice Nascimento Leal Romano, Elisangela Barbosa Vendemiatti, Fernanda C. Fernandes de Mello, Luana Michele Ganhor e Tânia Silveira Maia.




