Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Rio de Sorrisos

                Seja bem-vindo!!

                Convido você a participar da reunião para saber mais sobre o “RIO DE SORRISOS: projeto de extensão e social” na cidade de Itapetininga – SP, nos dias 6 (sábado) e 7 (domingo) de dezembro de 2025.

                O projeto “RIO DE SORRISOS”: projeto de extensão e social, da Unicamp – Faculdade de Odontologia de Piracicaba, é coordenado pela Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz do Departamento de Saúde Coletiva, Odontopediatria e Ortodontia, junto com: a comissão organizadora, a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Educação da cidade de Itapetininga, voluntários/alunos; TODOS colaborando para que este projeto seja um sucesso e que alcance um grande número de pessoas.

                Buscando a aproximação de alunos de graduação e pós-graduação (FOP/Unicamp) com uma população em condições de vulnerabilidade social, o “RIO DE SORRISOS” foi criado em 2018, com o objetivo de atender crianças de baixa renda, de área urbana e rural de cidades com índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menores do estado de São Paulo. O IDH leva em consideração a expectativa de vida, educação e PIB (PPC) per capita.

                O objetivo deste projeto é proporcionar a promoção e a prevenção de saúde bucal através de atividades lúdicas, teatros e atendimento clínico odontológico em crianças. Além disso, proporcionar momentos de recreação para as crianças de 0 a 15 anos da cidade de Itapetininga – SP.

                Participarão deste projeto/ação/expedição cerca de 60 voluntários (alunos de graduação e de pós-graduação da FOP/Unicamp).

                As atividades do “Rio de Sorrisos” consistem em um ciclo contendo quatro etapas: 1- recepção, 2- atividades educativas, 3- escovação supervisionada e exame clínico/ triagem, 4- atendimento clínico odontológico.

              O projeto “Rio de Sorrisos” espera contribuir com a saúde da população por meio do atendimento preventivo às crianças e instruções de higiene bucal com ações lúdicas, artísticas, sociais e ambientais, sempre com o intuito de promover a saúde bucal para o maior número possível de pessoas.  Também a integração de alunos com a comunidade permitirá a formação de profissionais capacitados para atuar na prevenção e conscientes de seu papel na atenção às demandas sociais.


               Caso você queira ser VOLUNTÁRIO/MONITOR (aluno da graduação ou da pós-graduação), venha a reunião no ANFITEATRO 4 NO DIA 9 de Outubro às 12h30 para saber mais.

Ir para o topo