A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp realizou, no dia 15 de outubro, o “Dia de Avaliação e Discussão de Curso”, no Salão Nobre Plínio Alves de Moraes. A programação teve início às 8h30 com o tradicional café da manhã, momento de confraternização entre professores e participantes do evento.


A abertura foi conduzida pela diretora da FOP, professora Karina Gonzales Silvério, pelo coordenador de Graduação, professor Luis Roberto Marcondes Martins, e pela vice coordenadora, professora Carolina Steiner Oliveira Alarcon. Em seguida, os docentes foram surpreendidos com uma homenagem organizada pelos alunos do Pibic-EM, coordenados pelo decano da FOP, professor Miguel Morano Junior, em celebração ao Dia dos Professores, comemorado na mesma data.
A programação contou ainda com o minicurso “Docência no ensino superior: desafios e metodologias inclusivas para pessoas com deficiência”, ministrado pela professora Sônia Caldas Pessoa, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade abordou estratégias pedagógicas voltadas à inclusão e foi bastante elogiada pelos participantes.
No período da tarde, as discussões se concentraram em temas relacionados ao ensino de graduação na FOP. A professora Vanessa Cavalli Gobbo, coordenadora da clínica, apresentou propostas de mudanças na metodologia de avaliação de clínica, com o objetivo de tornar o processo mais integrado e coerente. Um grupo de trabalho foi criado para aprofundar as discussões sobre o tema, sob a liderança da professora Vanessa.
As apresentações foram seguidas de um debate entre os docentes, que contribuíram com sugestões e reflexões sobre possíveis melhorias. O coordenador de Graduação, professor Martins, também apresentou algumas situações em que precisa melhorar como Comissão de Graduação, apresentou um relatório de atividades e destacou pontos que demandam aprimoramento, reforçando o compromisso coletivo em fortalecer continuamente o ensino de graduação na FOP.



