A Congregação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, órgão consultivo e deliberativo, realizada na tarde de quarta-feira, dia 6, foi aberta com descerramento da foto do ex-diretor da unidade, professor Francisco Haiter Neto e homenagens aos servidores aposentados. Essa é a primeira de várias homenagens que serão realizadas para aqueles que dedicaram parte de sua vida à FOP, disse o diretor, Jacks Jorge Junior. “É uma forma de agradecimento pela dedicação e responsabilidade”, disse.
Diferente das demais fotos dos ex-diretores da unidade, localizadas na sala de congregação, a foto descerrada de Haiter quebra o padrão imposto desde o início da unidade, cujas fotos tinham como tonalidade as cores preto e branco. A foto de Haiter, colorida, traz a mensagem de que é muito importante celebrar o passado, mas tem que focar o futuro e não ficar a lamentar as atitudes ocorridas no passado. Busque o futuro. Olhe para frente, disse o ex-diretor. Outro detalhe, lembrado por Haiter, é que ele usa o mesmo capelo dos primeiros três diretores da FOP – os professores Carlos Henrique Robertson Liberalli, Plínio Alves de Moraes e José Merzel. Essa foi a forma encontrada pelo docente para homenageá-los pelo brilhantismo que tiveram na condução da escola na formação. “Eles pegaram a escola recém criada e deram um norte. Graças a eles que a FOP é o que é hoje”, conta o professor.
Os servidores Mauro Leite e Maria Aparecida Pereira Leite, aposentados no dia 28 de setembro, também foram homenageados pela direção da unidade. Por motivos particulares, Aparecida não pode comparecer a cerimônia. Mauro recebeu uma placa das mãos da supervisora de Recursos Humanos da FOP, Shirley Rosana Sbravatti Moreto. A partir de agora, estão previstas várias aposentadorias de servidores docentes e não docentes. Sempre que um servidor se aposentar será lembrado na congregação, revela Shirley.