A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp oferece aos alunos de graduação e de pós-graduação o Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe). O atendimento ao aluno é realizado pela Psicóloga Nara dos Santos Zanetti. “O serviço oferece ao aluno um respaldo livre de julgamento, cujo objetivo é que o aluno aprenda a lidar melhor com as questões da vida. O atendimento é clínico, sigiloso e pode abranger diversos aspectos da vida do aluno. ”, conta Nara. A demanda é espontânea e se dá por vários motivos, entre eles, crises originadas por problemas familiares, sociais, de ordem acadêmica e emocional. Segundo ela, a faculdade é o início de uma nova etapa, sinônimo de muitas conquistas, mais também de dificuldades.
Há um ano na FOP, trata-se de um serviço vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, que tem por objetivo geral melhorar a relação entre aluno e universidade, contribuir para a melhor integração do aluno na comunidade acadêmica, incentivar a melhoria na qualidade das relações professor-aluno e colaborar para a humanização do processo de formação pessoal e profissional dos alunos.
Também visa prevenir e auxiliar o aluno em quaisquer dificuldades que ele possa apresentar, buscando recursos e instrumentos para lidar com o sofrimento psíquico e com as dificuldades do cotidiano (sejam elas acadêmicas, familiares, sociais, emocionais – entre outras.
A área conta com um espaço próprio, localizado próximo à creche, especialmente preparado para essa finalidade e que dispõe de recursos mais apropriados para o atendimento aos alunos. O acesso ao atendimento é realizado através do e-mail: sappefop@unicamp.br e pelo telefone 2106-5398.
O SAPPE (Unidade de Campinas) foi criado em 1987, em uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria (DPMP) da FCM, a partir da identificação de uma demanda dos alunos da UNICAMP, que procuravam atendimento psicológico no DPMP. É um dos pioneiros na atenção psicológica e psiquiátrica a estudantes universitários. Atualmente é ligado à Pro-Reitoria de graduação. Ao longo de sua trajetória o Serviço vem se expandindo, tendo atualmente sede própria em Campinas e equipe formada por nove psicólogas e duas psiquiatras. Há um ano o Serviço ampliou sua atuação e iniciou os atendimentos na FOP.