Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Tomografia Computadorizada
Tomografia Computadorizada Volumétrica, aparelho é muito utilizado no planejamento de implante

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp acaba de adquirir a mais avançada solução em diagnósticos por imagens na odontologia, o Equipamento de Tomografia Computadorizada Volumétrica, conhecido também com tomografia computadorizada feixe cônico. O equipamento disponibiliza ao cirurgião-dentista imagens em tamanho real da cabeça do paciente, em diferentes ângulos, além de fatiar a imagem em várias secções (corte coronal, axial e sagital). Ele traz uma enorme gama de aplicações, desde análise de pacientes com lesões, passando por implantes, extração do terceiro molar, e também detecta anomalias, explica o professor Francisco Haiter Neto, responsável para área de Radiologia da FOP. O equipamento tem um custo estimado de 320 mil reais. Entretanto, houve um acordo com o fabricante que subsidiou uma parte desse valor.

Ele é muito utilizado no planejamento de implante. “Antes de realizar o implante, o ideal é que o profissional tenha acesso a imagens que possam fornecer nitidamente a espessura, altura e qualidade óssea da região”, disse. No canal radicular, o aparelho mostra a distância exata da superfície do dente, por exemplo. Também é uma ótima ferramenta para analisar suspeita de fratura do dente. De fácil visualização para o cirurgião dentista, o aparelho proporciona informações precisas para um planejamento seguro para o profissional e paciente. Atualmente, esses procedimentos são realizados em tomografias convencionais ou mesmo em radiografias panorâmicas, onde a qualidade é muito inferior.

Várias pesquisas já estão sendo desenvolvidas na FOP utilizando o equipamento, que também está disponível para profissionais de fora da instituição, os quais podem encaminhar os pacientes, conta Haiter.

Outras aplicações: o tomógrafo possui outras duas radiografias acopladas a ele: a panorâmica e a teleradiografia, que são usadas, principalmente, na ortodontia. Além disso, realiza três modalidades de imagens totalmente digitais, que podem ser enviadas via e-mail, imediatamente após sua obtenção. No futuro, quando a Clínica de Graduação possuir prontuários eletrônicos, as imagens dos pacientes poderão ser anexadas diretamente nesses prontuários. “Como é digital, ainda não é possível imprimi-las, uma vez que não dispomos de uma impressora para esse fim. Entretanto, devo lembrar que o ideal é que as imagens sejam encaminhadas via eletrônica”, comenta Haiter.

Ir para o topo