Na manhã de sexta-feira, dia 3, foi realizada a cerimônia de Colação de Grau da 52ª turma de Cirurgiões-Dentistas da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, na Expo America, Nova Odessa. Na oportunidade, 65 formandos receberam o título sob os olhares dos pais, dos irmãos e dos amigos.
Mariana Avalone Bosso foi contemplada com o título de melhor aluno da 52ª turma de cirurgiões-dentistas da FOP. Ela recebeu, ainda, o Diploma João Sampaio Dória, oferecido pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO), que foi entregue pelo delegado da entidade de classe, o cirurgião-dentista Mário Monteiro Terra.
A Cerimônia foi presidida pelo chefe de gabinete do reitor, José Ranali, na ocasião, representando o reitor da Unicamp, professor Fernando Ferreira Costa, que em seu discurso, lembrou da importância daqueles, que, através dos impostos, contribuíram para a realização desse sonho. “Esse grupo é privilegiado”, disse o professor. O diretor da FOP, Jacks Jorge Junior, destacou a estrutura, que passa pelo governo do estado, pela reitoria, pelos servidores docentes e não docentes, os quais permitem a formação dos alunos. “Que o trabalho continue sempre profícuo e as safras de alunos sejam sempre de primeira qualidade”, disse Jacks. O diretor ainda falou das dificuldades enfrentadas pelos alunos para se formarem no curso de graduação da melhor faculdade de odontologia da melhor universidade do Brasil. “Valeu à pena, pois os formandos podem afirmar que venceram. Finalizaram uma das mais importantes etapas da vida”, lembrou Jacks.
Os discursos tiveram tom de recordação e fizeram com que todos lembrassem com muito carinho os momentos vivenciados nos quatro anos em que permaneceram na FOP. Entretanto, o momento mais marcante, e difícil de segurar a emoção, ficou por conta das homenagens aos pais. Isabela Souza e Igor Claes resumiram em poucas palavras o que significou para eles esses últimos quatro anos em que estiveram longe de casa. “Mudamos a rotina, redirecionamos gastos, exigimos tempo, paciência, compreensão e não tínhamos nada a oferecer em troca, além do nosso sorriso, do prazer de ver diante dos seus olhos o nosso crescimento físico e, principalmente, a nossa evolução”, concluem.
A mesa diretiva foi formada pelos professores Caio Cezar Randi Ferraz, que cedeu seu nome a turma; Mauro Augusto de Arruda Nóbilo, paraninfo; Márcio Ajudarte Lopes, patrono; Pablo Agustin Vargas, coordenador de Graduação; Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia, coordenadora de pós-graduação; João Sarmento, coordenador-associado de extensão; homenage ados: Eduardo Dias de Andrade, Maria Cristina Volpato, Guilherme Elias Pessanha Henriques; funcionários: Paulo Roberto Alcarde, Daiane de Fátima Pires Cassiatore, além da doutora Dirce Valério da F onseca, na oportunidade, representando o secretário de saúde de Piracicaba Fernando Cérdenas e Mário Monteiro Terra, delegado Seccional de Piracicaba do Conselho Regional de Odontologia, além do diretor do FOP e do chefe de gabinete do reitor.