Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Entre as dúvidas mais frequentes trazidas pelos visitantes da UPA dizem respeito às áreas de Cirurgia e Endodontia, respectivamente: porque é necessário extrair o terceiro molar? Porque o dente fica preto ao sofrer um impacto e porque é necessário fazer o tratamento de canal?, conta o monitor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Pablo Alberto Vieira. Unicamp de Portas Abertas (UPA) é um evento anual através do qual, neste sábado (1), a Unicamp abriu suas portas a estudantes de ensino médio e fundamental de todo o País. A unidade se encontra em três salas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Os monitores estão interagindo com os alunos por meio de um vídeo institucional, no qual é possível ter uma visão geral da unidade, além de filmes das diferentes áreas da odontologia, assim como, na parte de implante, de cirurgia, de clareamento e de moldagem.

Na segunda e terceira sala estão dispostas várias mesas clínicas. Na segunda sala estão dispostas mesas clínicas da área básica. Exemplificando a área de patologia, foram apresentadas três lâminas histológicas coradas em H/E das seguintes lesões orais (carcinoma espinocelular, hiperplasia fibrosa e mucocele), microscópio binocular entre outros materiais. A proposta é mostrar aos visitantes a importância da área básica e que a odontologia não é só clínica. Os visitantes precisam desde cedo se conscientizar com a prevenção e promoção de saúde; assim com a fisiologia, patologia, microbiologia, etc. Ao realizar o exame, o futuro cirurgião-dentista deve examinar além dos dentes, examinar também a cavidade bucal para identificar se tem alguma lesão para realizar o diagnóstico preventivo de câncer, explica a coordenadora do evento pela FOP, professora Dagmar de Paula Queluz.

UPA na FOP – No ultimo dia 29, a FOP abriu as Portas para a comunidade de Piracicaba e região. É a segunda vez que a unidade realiza o evento nos moldes da Unicamp de Portas Abertas, em Piracicaba. A visitação no campus teve como objetivo trazer a mesma oportunidade de mostrar as atividades da FOP, assim como fazem regularmente as unidades de ensino e pesquisa em Campinas.  

Ir para o topo