Trabalho desenvolvido pela aluna Andréa Araújo de Vasconcellos, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi premiado no “31º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo” (CIOSP) realizado entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. A aluna obteve o primeiro lugar na categoria Prêmio ADA/APCD, com a apresentação oral do trabalho “pH of Candida albicans biofilm modulates the susceptibility to fluconazole” referente a sua Dissertação de Mestrado.
O trabalho teve orientação do professor Wander José da Silva e co-orientação da professora Altair Antoninha Del Bel Cury, ambos da área de Prótese Parcial Removível. A aluna de doutorado da mesma área, Letícia Machado Gonçalves, é co-autora do trabalho. “É o reconhecimento do trabalho e uma forma de divulgar as pesquisas da FOP”, comenta Andréa.
Como prêmio, Andréa ganhou a oportunidade de apresentar o trabalho no American Dental Association (ADA), que ocorrerá em New Orleans, Estados Unidos, em outubro desse ano. O estudo concluiu que diferentes condições de pH dos biofilmes de Candida albicans encontrados na superfície da prótese dental em contato com a mucosa palatina influenciam a susceptibilidade desses biofilmes ao fluconazol, antifúngico mais utilizado no tratamento da Candidíase associada ao uso de prótese dental.