Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O professor Márcio de Moraes, da Área de Cirurgia Buco Maxilo Facial, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp possui o cargo de coordenador da Comissão de Ensino do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. O docente é responsável pela prova para Obtenção do Título em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pelo CFO, que aconteceu nos dia 7 e 8 de junho, na sede do CRO-SP. Sessenta e nove candidatos participaram, sendo que, 37 foram aprovados e receberão o título em 2013. “A área de Cirurgia da FOP está representada nesta importante modalidade de avaliação no âmbito nacional”, disse Moraes.

A prova é aplicada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco Maxilo Facial. A intenção do CFO é que sejam selecionados os candidatos aptos a receber o título de especialista. Todos os anos a prova é realizada e os residentes de todo país podem se submeter para registrar sua especialidade junto ao CFO.

A prova é composta por três fases: No primeiro dia os candidatos participam da prova escrita com 100 questões, que são recebidas pelo professor Márcio de Moraes vindas da maioria das residências do país; aqueles que atingem 70 acertos passam para o segundo dia de prova que é composta por 6 bancas com 2 professores em casa banca, sendo: traumatologia, ortognatia; tratamentos de lesões; cirurgia bucal; reconstruções e ATM. A sexta banca é quem avalia a apresentação de 1 caso clínico.

Segundo Márcio, a idéia é fazer com que os residentes procurem serviços melhores para sua formação e, por outro lado, que os serviços entendam o que deve ser melhorado para permitir que os residentes sejam aprovados e assim ter a oportunidade ser especialista pelo CFO. “Ainda há o que avançar na melhoria da aplicação e na exigência da prova, mas a iniciativa é válida, pois tenta melhorar a qualidade dos novos Cirurgiões que irão representar nossa classe nos hospitais”.

No resultado final divulgado há uma semana, três alunos da FOP foram aprovados – estes realizaram anteriormente residência no Hospital Mário Gatti, Fortaleza e Unesp Araraquara).

Ir para o topo