A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp inaugurou um Centro Clínico de ponta para procedimentos avançados na manhã de quarta-feira (3). A área leva o nome do ex-diretor da unidade professor Antonio Wilson Sallum. O local, que conta com tecnologia de ponta, permite realizar cirurgias demonstrativas, as quais podem ser transmitidas via web. O laboratório é destinado exclusivamente para pesquisas clínicas, cirurgias mais avançadas e beneficia principalmente a graduação e a pós-graduação. O laboratório é fruto de uma parceria entre FOP e a empresa do ramo odontológico, Gnatus. O investimento pode chegar a R$ 100 mil. Estima-se realizar cerca de seis procedimentos cirúrgicos por dia, explica o professor da Área de Periodontia, Enilson Sallum.
Sob o comando do mestre de cerimônia e ex-professor da FOP, Mário Monteiro Terra, foi realizado o descerramento da placa de inauguração do Centro Clínico. Estiveram presentes à cerimônia, o diretor Jacks Jorge Junior, três ex-diretores: Antonio Carlos Neder, Simonides Consani e Francisco Haiter Neto, além de diversas autoridades da área odontológica: Sandra Aparecida Barroso Furlan, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentista (APCD, sede Piracicaba); Renato Henrique Benatti, do Conselho Deliberativo da APCD-Central; Elias Sallum, da Sociedade Sírio Libanesa; João Chaddad, vice-prefeito de Piracicaba, na oportunidade representando o prefeito, Gabriel Ferrato; professores, funcionários, amigos e parentes do homenageado.
O diretor Jacks Jorge Junior falou da importância da área para a faculdade. “Ela sintetiza os três pontos que consideramos mais importantes na relação da Faculdade com a comunidade em geral, que é produzir conhecimento e realizar pesquisa. Isso a Periodontia tem feito de maneira bastante profissional. Hoje, é uma das áreas mais forte em pesquisa na Faculdade e, certamente, esse Centro Clinico vai facilitar e permitir com que avancem ainda mais”. O terceiro ponto é a formação de recursos humanos, que a Periodontia já faz há muito tempo, e essa área dará algumas comodidades para esses alunos, completa.
Emocionado, Sallum disse que a homenagem é o reconhecimento de um trabalho que desenvolveu no decorrer de 45 anos em que se dedicou à FOP, como professor e pesquisador. Também falou do projeto que foi desenvolvido juntamente com a Gnatus, o qual permitiu a reforma da área. “O Centro Clínico realizará grandes projetos de pesquisa de regeneração, de enxertos, de estética, além de micro cirurgia”, disse.
“Não é de hoje que acompanhamos o crescimento da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, que com certeza é hoje um dos grandes parceiros da Gnatus na condução de pesquisas voltadas para o desenvolvimento da Odontologia; a seriedade de seu corpo docente e o compromisso que esta entidade tem com a pesquisa e o desenvolvimento científico é motivo de orgulho para todos nós. Fizemos questão de disponibilizar para este laboratório o nosso recém lançado Gnatus G8, um consultório de classe mundial que embarca toda a tecnologia e conforto que são essenciais para atender os profissionais mais exigentes. Este laboratório de apoio a pesquisa reforça a presença da marca Gnatus na FOP entre seus alunos e professores a quem parabenizamos pelo trabalho de altíssimo nível desenvolvido”, disse Francisco Carlos Rehder Neto, gerente de Marketing.