Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Resultado da dissertação de mestrado de Aniele Lacerda, da Área de Endodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, ficou em primeiro lugar no “V Congresso Internacional de Endodontia”, promovido pela Sociedade Brasileira de Endodontia (Sbendo), entre os dias 22 e 24 de agosto, em Gramado. O evento teve como objetivo discutir todos os sistemas que estão mais evidentes, os mais atuais, o que tem surgido de novo, entre outros assuntos da área.

Sob a coordenação do professor Caio Cézar Randi Ferraz, o estudo teve como objetivo avaliar in vitro o ascorbato de sódio em diferentes tempos de aplicação e concentrações na resistência de união de um sistema adesivo convencional de três passos à dentina da câmara pulpar tratada com hipoclorito de sódio, EDTA ou suas associações. O estudo concluiu que o ascorbato foi ineficaz em restaurar a adesão da dentina em todos os protocolos de irrigação que se associaram o NaOCl e o EDTA.

Para Aniele, ter o trabalho premiado em um importante congresso na área de Endodontia, é o reconhecimento de um esforço grande. “Foram dois anos de investigação em nossa dissertação de mestrado. Os resultados obtidos foram discordantes da literatura”, conta.

Ir para o topo