O Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CROSP) criou, desde 2011, as Câmaras Técnicas de Especialidades Odontológicas com a finalidade de reunir grupos de especialistas para assessorar sobre assuntos científicos relacionados às Especialidades Odontológicas, criar protocolos de atendimento e promover a divulgação destas. Em relação à Odontogeriatria, a especialidade odontológica direcionada ao atendimento de pacientes idosos, foi empossado na câmara específica, no último dia 15 desse mês, o Prof. Dr. Eduardo Hebling, professor Associado do Departamento de Odontologia Social e Coordenador do Curso de Especialização em Odontogeriatria da FOP/UNICAMP.
A Câmara de Odontogeriatria pretende, para o próximo ano, finalizar a publicação de um folder de divulgação da atuação do odontogeriatra, realizar um simpósio de Odontogeriatria e um encontro de coordenadores de curso de especialização, destaca o professor Hebling.
A FOP/UNICAMP conta, desde 2008, com a Especialidade de Odontogeriatria e encontra-se, atualmente, desenvolvendo a sua quarta turma de especialistas nessa área. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos é a faixa etária que mais cresce no Brasil. Da população total de 192.304.735 habitantes, atualmente vivem no país cerca de 2 milhões de idosos. Nos próximos vinte anos, a cada cinco pessoas uma será idosa. Esses fatos fazem com que os profissionais da saúde e, em especial, o cirurgião dentista devam estar preparados para uma nova realidade de atendimento.