É com muito orgulho que a Coordenadoria dos Cursos de Pós-Graduação da FOP recebeu os conceitos dos Programas de Pós-Graduação relativos à Avaliação Capes 2013, divulgados no último 10/12/2013.
Dentre os Cursos de Pós-Graduação da FOP, deve-se salientar que a grande maioria manteve o conceito anterior, ou seja, um Curso manteve a nota 7 e outros mantiveram a nota 6, que são conceitos de excelência, assim como Programa de Odontologia em Saúde Coletiva – Mestrado Profissionalizante também manteve o conceito máximo de 5. Assim, a FOP mantêm a excelência internacional na sua Pós-Graduação e continua se destacando dentre as demais Universidades públicas e privadas.
Para esta avaliação a Capes montou uma Comissão de 33 avaliadores distribuídos da seguinte forma: (1) por modalidade: 7 para avaliação de Cursos de Mestrado Profissionalizante e 26 para avaliação dos Acadêmicos, (2) por região: 1 do Norte, 5 do Nordeste, 17 do Sudeste, 1 do Centro-Oeste e 9 da região Sul, e (3) por modalidade administrativa: 7 de instituições particulares e 26 de instituições públicas. Em acréscimo, 22 avaliadores convocados possuem bolsa produtividade CNPq e 11 não. Os critérios estabelecidos foram discutidos e aprimorados, sendo os parâmetros estabelecidos em decorrência da reunião da Comissão Avaliadora, seguida de discussão com a comunidade durante a SBPqO de 2012. Os critérios encontram-se divulgados no site da avaliação trienal da Capes desde 28/08/2013 por meio da divulgação dos Documentos de Área. Como resultado, a FOP mais uma vez se destaca pela manutenção do ótimo desempenho de todos os Cursos de Pós-Graduação.
A boa colocação da FOP deve-se ao esforço de seu corpo docente de excelência, a maioria com formação internacional, que não mede esforços na orientação de dissertações e teses, gerando produtos de alta qualidade. Além do corpo docente, nossos discentes são de excelente qualidade, que correspondem aos desafios impostos pelos docentes. Em conjunto, isto permite que nossos programas mantenham uma produção intelectual de altíssimo nível e se destaquem no cenário nacional e internacional. Em acréscimo, além de auxiliar outros Cursos de Pós-Graduação que ainda não conseguiram a consolidação, por meio de MINTER, DINTER, PROCAD, nossos programas de Pós-Graduação tem aumentado a porcentagem de alunos que realizam estágio no exterior, o que se constitui em um dos requisitos para manutenção da excelência.
A Coordenadoria salienta que esforços conjuntos devem ser medidos para a manutenção do número de professores nos cursos de Pós-Graduação da FOP e restabelecimento do conceito deste programa e manutenção/elevação dos demais. Assim, os esforços são contínuos para o estabelecimento de metas a serem atingidas no intuito de se melhorar ainda mais os conceitos dos programas, mesmo para aquele que já atingiu o conceito máximo. Neste sentido, o fortalecimento das publicações, maior internacionalização com outros centros, além de se estabelecer solidariedade com regiões menos favorecidas nacionais e/ou internacionais são metas a serem seguidas.
Professora Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia
Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação – FOP
Avaliação Capes
Últimas Notícias
Tags
CAPES