É cada vez mais comum sentir náusea em algum momento do tratamento odontológico. Estudo desenvolvido na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp se mostrou eficaz no controle de náusea (com redução de até 32%) com aplicação da acupuntura antes da realização de procedimento de moldagem. A pesquisa teve como objetivo avaliar a efetividade da acupuntura no controle do reflexo da náusea durante moldagem intra-oral. O estudo é fruto da dissertação de mestrado da Cirurgiã Dentista Vera Lucia Rasera Zotelli, sob orientação da professora Maria da Luz Rosário de Sousa, da área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública.
Trata-se de um estudo clínico controlado, realizado com 33 voluntários, de 19 a 62 anos de idade, de ambos os sexos, que declararam ter apresentado os sintomas do reflexo da náusea em atendimentos realizados previamente, nos quais houve limitação ou impossibilidade de realização de procedimentos odontológicos.
De acordo com a autora do trabalho, os pacientes foram distribuídos aleatoriamente em grupo de estudo e controle que receberam, respectivamente, tratamento com acupuntura real e acupuntura sham não penetrante, no ponto denominado pelos pesquisadores de pericárdio 6 – localizado no pulso. Acupuntura sham é uma “falsa acupuntura”, na qual o paciente tem a sensação de que foi picado, mas na realidade não houve a penetração da agulha. Os dois grupos tiveram duas moldagens (ou tentativa de moldagem) da arcada superior, sendo uma antes e outra após a acupuntura. O grau de náusea foi avaliado antes e depois da acupuntura. O resultado se mostrou bastante efetivo no controle da náusea em procedimento de moldagem da arcada superior.
“Na odontologia você pode sentir náusea em várias situações, até mesmo, sendo radiografado. Entretanto, nós testamos com moldagem”, explica. Embora o estudo tenha sido realizado com moldagem intra-oral, o resultado pode ser extrapolado para outros procedimentos odontológicos, que possam provocar náusea nos pacientes, revela Vera.
“A acupuntura baseia-se no fluxo de energia que circula no corpo através de canais denominados meridianos. As interrupções desses fluxos de energia é que causam as doenças, os problemas de saúde. A acupuntura busca a correção desse desequilíbrio. Através dela é possível reequilibrar o fluxo de energia, que no caso da náusea é um fluxo contra corrente e, assim, o paciente se sente melhor.
Segundo a pesquisadora, a acupuntura, dentro de uma técnica bem realizada, apresenta uma vantagem sobre outras técnicas utilizadas para o controle de náusea, que é a baixa ocorrência de efeitos adversos. Outras técnicas utilizadas no controle da náusea, como por exemplo, medicação antimética e anestesia, podem gerar efeitos colaterais no paciente. A acupuntura tem essa vantagem, a ocorrência de efeitos adversos é muito baixa, conta.