A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp obteve várias premiações nas diversas categorias avaliadas durante a 31a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). O Congresso aconteceu entre os dias 3 e 6 de setembro, em Águas de Lindóia. A FOP, por meio dos Programas de Pós-Graduação, mais uma vez demonstrou intensa e expressiva participação por meio da apresentação de cerca de 180 trabalhos científicos, quer seja na forma de painel ou apresentação oral. O evento anual representa a mais importante reunião de pesquisa em Odontologia do Brasil, discutindo estudos e resultados de grande impacto na comunidade científica. Além das apresentações, nove professores da FOP participaram nas avaliações de trabalhos em todas as categorias apresentadas.
No Prêmio Colgate Odontologia Preventiva, a egressa do Programa de PG em Odontologia, Amanda Falcão, foi premiada em 1º lugar, pelo trabalho “Biodisponibilidade de fluoreto no plasma sanguíneo e saliva após ingestão de água ou de alimentos preparados com água fluoretada”, orientado pela Profa. Dra. Livia Tenuta e co-orientada pelo Prof. Dr. Jaime Cury. “Vale ressaltar que esta pesquisa ainda teve a participação de uma aluna de IC, Heloísa Pantaroto HN”, revela a coordenadora dos Programas de Pós-Graduação da FOP, Prof. Dr. Cinthia Pereira Machado Tabchoury.
Nas apresentações orais, 4 áreas foram premiadas. Na área 2 (Biologia pulpar e Terapia endodôntica), o trabalho intitulado “Avaliação in vitro do tiossulfato de sódio para neutralização do peróxido de hidrogênio residual após clareamento dental interno”, dos autores Corrêa ACP*, Lacerda AC, Almeida JFA, Zaia AA, Gomes BPFA, Ferraz CCR, da área de Endodontia, do Programa de Clínica Odontológica, foi o vencedor. Na área 3 (Cariologia, Microbiologia, Farmacologia e Fisiologia), o trabalho intitulado “Antimicrobianos em concentração salivar alteram biofilme multiespécies” foi também o vencedor, tendo como autores Ricomini-Filho AP*, Silva WJ, Cury JA, Cury AAB. Na área 6 (Oclusão e Prótese), os autores Pimentel MJ*, Bordin D, Cury AAB, da área de Prótese Dental, do Programa de Clínica Odontológica, foram os vencedores com o trabalho “Avaliação da proporção prótese-implante para edêntulos totais reabilitados com implantes curtos: análise por elementos finitos”. Nesta mesma área, o trabalho “Artrite reumatoide altera a capacidade mastigatória, força de mordida e movimentos mandibulares de idosos” (Andrade KM*, Alfenas BFM, Garcia RCMR), do Programa de Clínica Odontológica, recebeu menção honrosa. E na área 7 (Imaginologia), o trabalho intitulado “Análise da dose efetiva de sistemas radiográficos periapicais e da eficácia da lâmina de chumbo para redução da mesma em órgãos críticos”, dos autores Brasil DM*, Nejaim Y, Silva AIV, Boscolo FN, Haiter-Neto F , do Programa de Radiologia Odontológica, foi o vencedor. Nesta mesma área, a menção honrosa foi para o trabalho “Avaliação da qualidade óssea em ratos submetidos à dieta diária de café e refrigerantes à base de cola e guaraná”, dos autores Alonso MBCC*, Silva AIV, Ambrosano GMB, Louzada MJQ, Haiter-Neto F, Watanabe PCA, também do Programa de Radiologia Odontológica.
Na categoria “Painéis Aspirantes e Efetivos”, dois trabalhos da área 3 receberam menção honrosa, ambos do Programa de PG em Odontologia: – Atividade antibiofilme oral do composto isolado de geoprópolis de Melipona scutellaris. Paula-Eduardo LF*, Cunha MG, Rosalen PL, Alencar SM, Beutler JA, da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica;
– Validação de modelo de ciclagens de pH para avaliar o efeito de dentifrícios fluoretados na desmineralização do esmalte decíduo. Velo MMAC*, Tabchoury CPM, Romão DA, Cury JA, da área de Cariologia.
Além destes trabalhos, diretamente relacionados aos Programas de PG da FOP, outros trabalhos de egressos de PG da FOP também foram premiados.