Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae) conta com um novo meio de comunicação para divulgação dos programas e trabalho interdisciplinar, o Facebook.

O Cepae trtata-se de uma unidade de pesquisa e serviço vinculada à área de Psicologia Aplicada do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp. Atuando desde 1993, tem se destacado como um importante centro de capacitação e prestação de serviço interdisciplinar em saúde geral e bucal na infância.

A área de como objetivo a promoção da saúde, procurando trabalhar com práticas preventivas, aliando pesquisa e serviço, fundamentando-se na concepção de saúde do modelo biopsicossocial, que propõe que o processo saúde/doença é afetado por fatores psicológicos, biológicos e sociais.

O acesso aos programas oferecidos pela área se dá de duas formas: estar em fase gestacional e ou, ter filho(a) com necessidades especiais que tenham no máximo 12 meses de idade. As necessidades podem consistir em: deficiências motoras, sensoriais e mentais, cardiopatias, fissuras labiais ou palatinas, síndromes, paralisia cerebral, etc.

De acordo com a Profa. Dra. Rosana de Fátima Possobon, responsável pela área, o foco do Cepae consiste no atendimento especializado para gestantes, puérperas, crianças de 0 a 5 anos de idade, e crianças com necessidades especiais.

 A participação nos programas é gratuita, porém, caso tenha condições financeiras, podem contribuir com uma taxa única de 30 reais, esta que é direcionada a brinquedos da sala de espera e bexigas para as crianças.

Estrutura – o Cepae conta com o suporte de equipes voluntárias, compostas por profissionais das áreas de Odontologia, Psicologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia e Enfermagem. As equipes atuam de forma interdisciplinar com foco preventivo, identificando precocemente aspectos de saúde a serem trabalhados.

Programas – Programas de atenção interdisciplinar, voltados à prevenção precoce de alterações bucais e sistêmicas e à promoção e manutenção da saúde, através dos programas:

– Orientação à Gestante(POG);

 – Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno Exclusivo(GIAME);

– Atendimento de Transição para Clínica Odontológica(ATC);

 – Atendimento Regular;

– Avaliação Fonoaudiológica e Ortodôntica;

– Programa de Remoção de Hábitos Orais(PRHO).

Ao longo destes 20 anos de atuação, o Cepae tem conseguido atingir seu principal objetivo: aliar serviço de qualidade, fruto de muito estudo e trabalho sério, ao acolhimento do paciente e de sua família, contribuindo para a disseminação de conceitos de saúde na comunidade.

Caso, seja gestante e tenha o interesse em participar dos programas, entre em contato através do telefone:  (19) 2106-5275 e converse com Cristiane.

Ir para o topo