A Universidade Estadual de Campinas investirá 20 milhões de reais no Campus de Piracicaba onde está instalada a Faculdade de Odontologia. A informação foi anunciada pelo Reitor, Prof. Dr. José Tadeu Jorge, em visita à FOP, na última sexta-feira, dia 14. Os recursos serão utilizados na finalização do Centro Clínico Multidisciplinar e na construção das novas Clínicas Odontológicas e Laboratórios de Pré-Clínica.
O diretor da FOP, Prof. Dr. Guilherme Elias Pessanha Henriques, comentou que os investimentos permitirão a ampliação da área física da FOP em mais de 7 mil metros quadrados. “Teremos novas Clínicas e Laboratórios para o ensino de Graduação e um Centro Clínico Multidisciplinar para capacitação de profissionais Cirurgiões-Dentistas nas mais diversas especialidades odontológicas. Certamente, a população de Piracicaba e região serão beneficiadas com o aumento no número e na qualidade dos atendimentos prestados pela FOP, ressaltou Prof. Guilherme”.
Com os recursos agora disponíveis, o processo de licitação para as construções será iniciado. “Os projetos executivos estão finalizados e as obras para conclusão das construções estão estimadas em 30 meses, comentou Prof. Guilherme”.
A FOP teve mudança curricular nos últimos anos, passando o curso de graduação de 4 para 5 anos. “Precisamos nos adequar ao novo currículo e apresentar as condições para abrigar os 80 novos alunos do curso de Graduação. O aumento de área física com estrutura dotada de equipamentos é primordial, comentou o Diretor da FOP”.
Prof. Guilherme esclareceu que mesmo com a situação econômica desfavorável a qual o país passa, com redução na arrecadação de impostos e, consequentemente, redução no repasse de verbas do Governo do Estado de São Paulo para as universidades paulistas, a UNICAMP tem reservas estratégicas para investimentos em infra-estrutura que foram acumuladas ao longo dos anos em face de administração responsável e austera.
Recentemente, foi publicado um dos mais importantes e respeitados rankings de qualidade de instituições de ensino em todo mundo: o Índice QS Quacquarelli Symonds University. Por ele, as instituições são analisadas quanto à reputação acadêmica, a empregabilidade do aluno depois de formado e o impacto das pesquisas realizadas em cada faculdade.Foram analisados 36 cursos superiores em todo o mundo. A Unicamp mostrou ótimo desempenho. Teve 16 cursos entre os 100 melhores do mundo, e 03 entre as 50 melhores. Prof. Guilherme destacou que a FOP brilhou. Foi considerada a 17 melhor instituição de Odontologia do planeta. E o curso de Odontologia da FOP foi o melhor curso de toda a Unicamp. “Os investimentos da UNICAMP na FOP são totalmente justificados e certamente, trarão mais resultados positivos, edificantes e profícuos nos próximos anos”.