Conteúdo principal Menu principal Rodapé
diploma do Cepae

No mês de junho deste ano, 11 alunos da 61ª turma de Graduação em Odontologia receberam o Certificado de Conclusão de sua participação no Programa de Capacitação em Serviço oferecido pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae, da FOP-Unicamp.

Os alunos Aline Louise Nascimento Marques, Eduarda Cauane Goulart de Faria, Emmanuely de Oliveira Chaves dos Santos, Felipe Marciano Noronha, Isabela Fraga Engelbrecht, Ligia Pereira Aiala, Mônica Viviane Lima Freire, Nathália Cristina Lopes e Silva, Pamella Teles Pessoa, Verônica Serafim e Vinicius de Oliveira Loiola cumpriram todas as atividades das 07 Disciplinas Optativas oferecidas pela Área de Psicologia Aplicada, coordenadas pela Profª Drª Rosana Possobon, ao longo de 3 anos e meio.

Em conjunto, os alunos escreveram um texto, resumindo sua experiência ao longo destes anos no Cepae:

diploma do Cepae

“Fazer parte do Cepae enquanto aluno de graduação está muito além de somente realizar uma atividade acadêmica extracurricular. Quando passamos a acompanhar e entender o papel dos diversos profissionais da área da saúde, atuando na primeira infância, um mundo inteiro de possibilidades é aberto aos nossos olhos. Enxergamos que, para ser um bom dentista, é necessário primeiramente reconhecer o outro como um ser humano (não só uma boca), mesmo que esse ser humano tenha alguns meses de vida. No Cepae, a “boca” de cada criança conta uma história, tem uma família, possui suas dificuldades, barreiras e medos. No Cepae, ao atendermos uma criança e seu responsável, jamais somos somente Cirurgião-Dentista (ou enfermeira ou nutricionista ou psicóloga ou fonoaudióloga). Nós somos o Dentista que usa psicologia para falar sobre alimentação, que dá conselhos e orientações sobre higiene bucal, mastigação, fonação, etc. Aprendemos em conjunto: profissionais, mães/pais e crianças. E assim, todos trilham uma caminhada de transformações e superações. Nos despedimos com um sentimento de dever cumprido, com a sensação de que o esforço realizado por cada aluno não poderia ser mais recompensador. Agradecemos por fazer parte da instituição FOP-UNICAMP e assim sermos presenteados com a oportunidade de integrar a Equipe do Cepae. Aos diversos profissionais da Equipe, e em especial, à Profa. Rosana Possobon, agradecemos pelos incontáveis momentos de ensinamentos e carinho durante o período presencial e remoto. Muitos conhecimentos foram passados, de forma tão leve e natural, com grande paciência e generosidade por parte de todos da Supervisão.”

A coordenadora do Cepae, Prof Rosana, ressaltou: “Os alunos que passam pelos 7 semestres são capacitados para atuar de forma interdisciplinar, com conhecimento das outras áreas de saúde que compõem o Cepae (além da Odontologia). Estes alunos estão aptos a atender crianças de 0 a 5, inclusive fazendo aconselhamento em amamentação. Tivemos uma enorme preocupação com o treinamento desta turma, uma vez que a atuação final ocorreu de forma remota. Porém, eles se mostraram tão interessados e participativos durante a atuação online que acredito que eles tenham conseguido completar sua formação a contento”.

O Cepae oferece oportunidade de capacitação em serviço desde o terceiro semestre do curso de graduação da FOP, além de um curso gratuito de especialidade profissional para profissionais das 5 áreas citadas. Atualmente, há 57 alunos (das turmas 62, 63 e 64) em treinamento prático, enquanto 52 alunos da 65 iniciarão seu treinamento teórico no próximo semestre.

Ir para o topo