A Unicamp realizou, no dia 1º de dezembro, no Centro de Convenções da Unicamp, a assembleia universitária extraordinária de entrega dos Prêmios Institucionais 2023 a professores e alunos da Universidade que se destacaram pelas contribuições na pesquisa, ensino, inovação e iniciação científica. A professora Fernanda Klein Marcondes, foi contemplada com os Prêmios Zeferino Vaz e de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação. Na ocasião, foram outorgados 66 prêmios a docentes, pesquisadores e estudantes da comunidade universitária.
O prêmio Zeferino Vaz é atribuído anualmente aos docentes ativos que atuam na universidade em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que se destacaram em suas funções de docência e pesquisa, nos dois últimos relatórios de atividade.
O Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação foi criado em 29 de novembro de 2011 pelo Conselho Universitário e tem como objetivo incentivar e reconhecer a dedicação do docente ao ensino de graduação. Na FOP, este prêmio contempla as atividades desenvolvidas entre a contratação do docente pela UNICAMP, até a data de inscrição.
“Ter recebido o prêmio Zeferino Vaz e de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação é motivo de muita alegria. Esses prêmios brindam a minha realização profissional. Fico feliz pelo reconhecimento no ano em que completo 28 anos como docente da FOP”, disse.
Para Fernanda, fazer parte da comunidade da FOP é motivo de muito orgulho. “Sempre quis ser professora universitária, seguir a carreira acadêmica e ser pesquisadora. Aproveitei todas as oportunidades que a universidade me deu. Logo que iniciei o doutorado, fui contratada na área de Fisiologia e Biofísica. Durante o processo de seleção, a professora Maria Cecilia Veiga destacou que a área precisava de alguém que vestisse a camisa da FOP e acredito que tenho feito todo esforço para isso, tanto na função de ensino, pesquisa e administrativa e, mais recentemente, na extensão, como responsável pelo Cursinho Pirabixo”, relata.
Formada em Biologia pela UNICAMP, Fernanda ingressou como docente MS2 na FOP, em 1995 e concluiu seu doutorado em 1998. Em 1999 foi credenciada no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FOP, tendo orientado 101 alunos de graduação, pós-graduação e ensino médio (PIBIC-EM). Publicou 76 artigos científicos, 18 capítulos de livro e obteve mais de 30 auxílios pesquisa da FAPESP, CNPq, FAEPEX – UNICAMP e American Physiological Society, para desenvolver pesquisas sobre Fisiologia do Estresse e, mais recentemente, sobre Metodologias de Aprendizagem Ativa no Ensino de Fisiologia. Atualmente é presidente da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fisiologia e vice-presidente do Teaching Committee da International Union of Physiological Sciences. A professora ocupou o cargo de vice coordenadora do curso de graduação em Odontologia, nos períodos de 2008 a 2010 e 2014 a 2018, juntamente com os professores Francisco Carlos Groppo e Flávio Henrique Baggio Aguiar, respectivamente, a quem agradece pela experiência e aprendizado adquiridos.
Ela faz questão de agradecer a Deus pelos prêmios recebidos, bem como, à família, aos alunos e ex-alunos, colegas docentes e funcionários da FOP, pelo apoio recebido ao longo dos anos, além de seus professores do Instituto de Biologia da Unicamp, pelos exemplos e contribuição para sua formação.