Por mais simples que seja uma morada é necessário um alicerce. O mesmo acontece em nossa sociedade, para termos um ideal de sociedade que almejamos é necessária uma base sólida, um alicerce, que nesse cenário real se chama “educação”. A educação está presente em nossas vidas de forma mais consciente na escola, onde desde cedo, aprendemos a seguir parâmetros de ensinamentos.
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) oferece a comunidade serviços e projetos de extensão e de pesquisa na área da saúde. A ação social e de extensão é um importante aspecto para a formação dos estudantes de graduação, e permite o graduando atuar no incentivo à saúde bucal, prestando atendimento à comunidade vulnerável.
Profa. Dagmar destaca que “como docente da FOP – Unicamp, atuamos para incentivar a saúde bucal, prestando atendimento à população e sermos referência na formação de profissionais e no atendimento à comunidade vulnerável”.
Profa. Dagmar Queluz coordena diversos projetos desta natureza. Relatando alguns projeto em prol da comunidade.

Como apoiadora e integrante da parceria duradoura com a Polícia Militar, pelo 14º ano, Profa. Dagmar Queluz coordenou os alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp, a participarem do Quartel Aberto ao Público (QAP), no dia 24.11.2023. Trata-se de uma ação social cuja experiência aos estudantes de odontologia é de promoção e prevenção em saúde voltada a comunidade pessoas com deficiência – PcD. Essa experiência foi possível por meio de exposições de modelos, peça teatral – como método de aprendizagem e entretenimento ao público, instrumentos lúdicos, apostilas ilustradas sobre doenças bucais – cárie dentária e doença periodontal – técnicas de higienização oral – uso de fio dental, escova de dentes adequadas, dentifrício fluoretado e enxaguante, distribuição de atividades lúdicas como folhetos e jogos interativos – em stand com o nome da faculdade, sendo respondida as dúvidas do público ouvinte. Incentivamos ao autocuidado bucal e a procura do profissional de saúde bucal de forma recorrente para manutenção da saúde da cavidade bucal.
- Ciência e Arte nas Férias – CAF 2024

Ocorreu de 10 a 31 janeiro de 2024 na Unicamp. Participaram no geral, 93 alunos, 6 oficinas e 29 projetos. Na Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp, a Profa. Dagmar Queluz coordenou o projeto “Workshop – Promoção e Prevenção em Saúde Bucal”. Foram realizados workshops nas diferentes áreas: anatomia, microbiologia, bioquímica, radiologia, saúde coletiva; com enfoque geral e bucal, frequentando os laboratórios e aulas teóricas com experimentos práticos.
- Rio de Sorrisos 2024

Nos dias 2 e 3 de março, o projeto “RIO DE SORRISOS 2024” contou com a participação de 84 profissionais/alunos de graduação T63 e T64 e pós-graduação, nas ações de promoção e prevenção em saúde bucal na cidade de Capivari – SP. Todo tratamento foi realizado de forma humanizada, empática e respeitando as normas de biossegurança. Cerca de 700 participantes (crianças e adolescentes) realizaram a escovação dentária supervisionada, com entrega de kits de higiene bucal da Colgate (com escova dental, pasta dental e folheto educativo). Nas salas de aula das escolas foram realizados em 402 participantes, os procedimentos odontológicos: tratamento restaurador atraumático – CIV/ART, selante, curativo. Nos consultórios odontológicos das escolas foram realizados os procedimentos: restaurações com resina composta, colagem de fragmentos dentários, exodontia, raspagem/limpeza, etc., dependendo da necessidade dos cerca de 23 participantes. No Centro de Especialidades Odontológicas foram finalizados 28 tratamento de canal de molares em adultos.
O convívio entre a comunidade e a academia fortalece a tríade ensino-prática-pesquisa, o que pode impulsionar o desenvolvimento de estudos em outras áreas de formação acadêmica. A ação de extensão universitária é uma ferramenta factível que tange a integralidade da assistência à saúde, nos diversos níveis de atenção, e ganha maior expressão na promoção da saúde por meio das práticas educativas e da reformulação de saberes na junção do conhecimento técnico-científico e popular.
- Semana da Saúde em escolas estaduais

Realizada na Escola Estadual Prof. Hélio Nehring, localizada no Bairro São Jorge – Piracicaba.
Contamos com o apoio dos gestores da escola: diretor, vice-diretoras, coordenador pedagógico do Ensino Médio.
Contamos com a colaboração de estudantes de graduação, pós-graduação e ensino médio PIBIC EM da FOP.
Trata-se de um Projeto de Extensão e Social de Saúde Bucal realizada no mês de abril de 2024. Foi uma ação de “Promoção e Prevenção em Saúde” onde cerca de 35 professores do ensino médio, e os alunos das 9 salas do ensino médio em tempo integral com cerca de 450 alunos, participaram respondendo a um questionário, assistindo palestras, etc. Também em outro momento na mesma escola, realizamos a Semana da Saúde, com exposição de pôsteres, palestras, mesa clínica, etc.
Para a Profa. Dagmar é fundamental promover atividades e eventos como está ação, que orientam a população da escola sobre manter a higiene bucal, o que auxilia na prevenção e na diminuição de doenças bucais, motivando os professores a abordar este conteúdo em suas aulas, destacou.
- I EXPOBOSCO de Piracicaba

No dia 18.5.2024 (sábado) das 8h00 às 13h00, alunos da graduação da FOP participaram da Feira de Profissões – Colégios Dom Bosco de Piracicaba. A FOP contou com estande, monitor, notebook, pôsteres, folders/folhetos, para esclarecer aos visitantes sobre a Unicamp – alunos do ensino médio, destacando: os cursos de graduação, formas de ingresso, o vestibular, sobre a inclusão social, diferentes bolsas de auxílio, etc.
- Assim como em outras ações em diferentes locais e populações alvos: Camp Samba, CRAMI de Piracicaba, Pastoral da Criança da Imaculada Coração de Maria, Organização da Sociedade Civil, entre outras
“Os acadêmicos do curso de Odontologia podem vivenciar a realidade da população, ao mesmo tempo em que possibilitamos uma análise e reflexão das condições de saúde bucal. Trabalhamos com o aprofundamento do conhecimento científico e a responsabilidade social, por meio de ações que comprometam o futuro profissional da odontologia com a sociedade”, relata a coordenadora Profa. Dagmar.
