A FOP foi contemplada com o EMU (Equipamento Multiusuário) “Microscópio Confocal” da FAPESP (Processo 2023/17123-0, Linha de Fomento: Programas Especiais/PAIP-Programa de Apoio à Infraestrutura-EMU-Pequeno-Médio Porte-Chamada de Propostas (2023). Foram aprovadas um total de 134 propostas e o valor concedido ao nosso projeto foi de aproximadamente US$ 377 mil dólares.
Segundo a Profa. Dra. Marlise, “este é um resultado altamente positivo para a FOP, pois a comunidade avalizou a submissão de uma única proposta pela Unidade, estratégia sugerida pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Groppo, Coordenador de Pesquisa (gestão 2022-2024), com suporte da Diretoria, Prof. Dr. Flávio Henrique Baggio Aguiar e Profa. Dra Karina Gonzales Silverio Ruiz.”
Esta proposta foi elaborada pela Profa. Dra. Marlise Inêz Klein Furlan (atual Coordenadora de Pesquisa, gestão 2024-2026), com a ajuda inestimável da Dra. Flávia Sammartino Mariano Rodrigues e dos Profs. Drs. Pedro Duarte Novaes, Renata de Oliveira Mattos Graner, Ricardo Della Coletta e Valentim Adelino Ricardo Barão. Ainda, contou com o suporte técnico da Sra. Bruna Soares Manesco.
O novo Microscópio Confocal será instalado em uma sala da Área de Histologia e Embriologia que será reformada para o Centro de Microscopia e Imagem (CMI; https://www.fop.unicamp.br/cmi/) e ampliará o parque de equipamentos deste, que é a única grande central de equipamentos multiusuários da FOP, e que atende a comunidade científica (pós-graduandos, pós-doutores, pesquisadores, docentes, alunos de iniciação científica) local e de diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais, além de empresas privadas. Com a chegada do novo Microscópio Confocal, acreditamos que novas metodologias de pesquisas utilizando esta tecnologia poderão ser desenvolvidas pelos pesquisadores da FOP e de outras instituições, pois é um equipamento para análises estruturais e funcionais de células (procariotos, eucariotos), tecidos (humanos, animais, plantas), organoides, biofilmes e materiais (biomiméticos). Este equipamento contará com 4 lasers [405 (UV), 488 (azul), 561 (verde), 638 (vermelho)], sistema de detecção de última geração que promove a aquisição de dados precisos e reproduzíveis, (combina um fotomultiplicador de silício e um processamento rápido de sinal que confere uma dinâmica de alto alcance/amplitude, ruído baixo, sem degradação da sensibilidade e menor variação de sensibilidade versus outros detectores); um detector de alta sensibilidade que permite a utilização de até seis canais (marcações distintas) simultaneamente, dentre outras especificações. Essa configuração tornará as análises mais rápidas e precisas, além de fornecer imagens de melhor qualidade aos pesquisadores. Ainda, será disponibilizado aos usuários, uma segunda estação de trabalho, com um computador contendo o software original de análise de imagens. Assim, dados quantitativos poderão ser extraídos das imagens digitais adquiridas no Microscópio Confocal de Varredura à Laser, o que otimizará sobremaneira as análises realizadas pelos usuários do CMI.
A aprovação deste projeto pela FAPESP evidencia a importância do trabalho em equipe realizado por membros da comunidade da FOP. E, para que o parque de equipamentos de nossa instituição seja mantido, renovado e tenhamos suporte técnico qualificado, devemos continuar trabalhando em conjunto na elaboração de futuros projetos, o que impactará positivamente no nível de excelência e competitividade internacional das pesquisas realizadas na FOP.