Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Prof. Márcio com a equipe e alunos

O professor Márcio Ajudarte Lopes, da área de Semiologia, foi escolhido para receber o “Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz” – edição 2024 pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O prêmio reconhece o desempenho acadêmico excepcional a aqueles que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa, sendo concedido mediante avaliações dos relatórios de atividades. Cada unidade de ensino e pesquisa indica um premiado por ano. Os premiados são selecionados por especialistas externos à Unicamp, após várias etapas de exame. 

O professor Lopes falou da honra de ter sido escolhido pela segunda vez para receber o Prêmio de Reconhecimento Zeferino Vaz e do orgulho de fazer parte do excelente corpo docente da FOP-UNICAMP. “Gostaria de compartilhar esta honraria com minha esposa Silvia, meus filhos Marina e Gustavo, meus pais (Antonio e Maria), meus irmãos Fábio e Fernanda e todos os membros da minha família. Gostaria de agradecer meus mestres e mentores Prof. Bozzo, Prof. Hipólito, Prof. Kowalski, e principalmente ao Prof. Oslei por todos os ensinamentos.  Gostaria também de agradecer aos professores da área de Patologia Prof. Jacks, Prof. Edgard, Prof. Ricardo e Prof. Pablo. Aos meus parceiros da área de Semiologia e Orocentro, Prof. Alan, Dr. Rogério e Danielle. Aos servidores Fabiana, Emílio, Fábio e Pedro. Aos alunos de graduação, pós-graduação e especialização. Gostaria também de agradecer a administração da FOP em nome do diretor Prof. Flávio e todas as coordenadorias e a todos os pacientes que nos proporcionam oportunidades únicas de amadurecimento profissional e pessoal. Muito obrigado!!!!”, disse.

Professor Marcio Lopes realizou a graduação na Faculdade de Odontologia de Piracicaba pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1990), mestrado (1993) e doutorado (1996) em Biologia e Patologia Buco-Dental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou pós-doutorado (1998-2000) na Baltimore Dental School – University of Maryland USA. Fez Livre-docência em 2001 e é professor Titular desde  2006. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia (2016-2020). Foi Conselheiro da América Latina e Caribe da International Association of Oral Pathologists (IAOP) de 2012 a 2016. Foi vice-presidente (2014-2016) e presidente (2016-2018) da SOBEP (Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral). É coordenador do Programa de Internacionalização (Print-CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia. É coordenador do Orocentro (Serviço de Diagnóstico e Tratamento de Lesões Bucais) da FOP-UNICAMP. É atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia. É professor responsável pela Área de Semiologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Pertence ao corpo editorial de renomados periódicos científicos nacionais e internacionais. É pesquisador em Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1 B).  

Ir para o topo