A palestra promovida pela Inova Unicamp, em parceria com o Sebrae, abordou conceitos de empreendedorismo e gestão de negócios para a comunidade da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp
Texto e fotos: André Gobi – Inova Unicamp
O empreendedorismo universitário tem desempenhado um papel fundamental no surgimento de novos negócios. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, tem mais de 1.100 empresas-filhas em atividade, compostas por algum sócio que tem ou já teve vínculo com a Universidade. Esses empreendimentos são de várias naturezas, compreendendo diversos institutos e faculdades, gerando mais de 47 mil empregos, segundo Relatório de 2023 lançado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
Neste sentido, em iniciativa para fomentar o empreendedorismo universitário, a Inova Unicamp, junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu no dia 21 de outubro a palestra “Atitude Empreendedora” na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (FOP Unicamp).
Vivian Lourenço, analista de negócios do Sebrae, palestrou para docentes e alunos de pós-graduação da FOP Unicamp, campus de Piracicaba, e abordou conceitos fundamentais do empreendedorismo, com foco em atitudes empreendedoras desenvolvidas por meio de práticas que envolvem desafios, mudanças comportamentais, riscos, oportunidades, modelagem de negócios e gestão.
Proporcionar conhecimento nesses tópicos é de grande valor para os profissionais da área odontológica, muito em função da natureza do ofício. Muitos dos profissionais formados no curso de odontologia seguem uma carreira empreendedora, investindo em seus próprios consultórios e, por isso, é importante colocá-los em contato com conteúdos sobre negócios, enfatiza Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de ambientes de inovação e empreendedorismo da Inova Unicamp.
“É comum que dentistas trabalhem como autônomos, o que também é um tipo de empreendedorismo. O conteúdo proposto na palestra é importante para que eles tenham visão sobre a gestão do seu negócio, sobre como se comunicar, como trabalhar o marketing do seu negócio”, comenta Zanatta Inglez.
Essa visão é compartilhada pelo professor Valentim Barão, coordenador geral de cursos de pós-graduação da FOP. Para Barão, pelo fato de o empreendedorismo ainda ser um tema pouco explorado no contexto universitário, iniciativas que levam conteúdos sobre gestão de negócios são necessárias para promover e desenvolver habilidades essenciais que atendam as demandas do mercado de trabalho onde esses profissionais atuarão.
“Com o suporte da Inova Unicamp, alunos, docentes e servidores têm a oportunidade de experimentar e aplicar conceitos de empreendedorismo em um ambiente seguro e colaborativo, favorecendo a troca de experiências e a construção de uma mentalidade que valoriza o progresso contínuo e a busca por soluções criativas dentro e fora da Universidade”, afirma Barão.