O trabalho intitulado “EFEITO DA DIETA E DA EXTRAÇÃO DENTAL EM MANDÍBULA DE RATAS OVARIECTOMIZADAS – ESTUDO PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS”, desenvolvido pela mestranda da área de Anatomia do Programa de Pós-graduação em Biologia Buco-dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, Camila Carrillo Furlan, foi destaque na premiação do “XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA – XXVI CONGRESO DE ANATOMÍA DEL CONO SUR – VI INTERNATIONAL CONGRESS ON ANATOMICAL TECHNIQUES – I CONGRESO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD ARGENTINA DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS APLICADAS – IX CONGRESO REGIONAL DE MORFOLOGÍA”, realizado entre os dias 14 e 17 de novembro em Guarulhos-SP.
O estudo teve orientação da Profa. Dra. Ana Cláudia Rossi. O trabalho que foi conduzido durante a Iniciação Científica da Camila na área de Anatomia da FOP, sob orientação da profa. Ana Cláudia, foi financiado pela FAPESP e está relacionado ao projeto de pesquisa da tese de Doutorado de Beatriz Carmona Ferreira-Pileggi, também financiada pela FAPESP. Ambas as pesquisas estão sendo desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Mecanobiologia da FOP, coordenado pela profa. Ana Cláudia. E tem como coautores o pesquisador Dr. Alexandre Rodrigues Freire e o Prof. Dr. Felippe Bevilacqua Prado.


A partir de experimentos realizados em ratas e o desenvolvimento de um modelo computacional foi possível avaliar o efeito mecânico da osteoporose, consistência dos alimentos na dieta e extração dental na estrutura óssea da mandíbula de ratas Wistar. Recentemente o artigo científico foi publicado no periódico internacional Biology.
Para Camila “Receber um prêmio representando a área de Anatomia da FOP e ocupar um espaço de destaque dentre 1000 trabalhos científicos que foram apresentados no maior Congresso de Anatomia da América Latina me incentiva muito a continuar na carreira acadêmica. Durante minha graduação na FOP, a Iniciação Científica foi muito importante para ampliar meus conhecimentos, aprender conteúdos novos e descobrir caminhos na pesquisa científica”.
Vale destacar que a área de Anatomia da FOP levou para o Congresso 10 trabalhos científicos que foram apresentados por alunos de Iniciação Científica e Pós-graduação.
Link para o artigo publicado: https://www.mdpi.com/2079-7737/13/11/906