Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Vencedores dos prêmios da Periodontia na IADR

Alunos da área de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) foram premiados durante a IADR 2025 (International Association for Dental, Oral, and Craniofacial Research), realizada entre os dias 25 e 28 de junho, em Barcelona, na Espanha. Os trabalhos tiveram orientação do professor Renato Casarin.

O trabalho do Pós-doutorando Hélvis Paz recebeu o prêmio “IADR Periodontal Research Group Past Presidents’ Travel Award”, na “2025 IADR/PER General Session & Exhibition”.

“É sempre uma grande satisfação representar a FOP/UNICAMP perante a comunidade científica internacional na área de Periodontia, destacando a relevância da nossa produção acadêmica e a contribuição significativa que nossos estudos vêm trazendo para o avanço da especialidade”, afirmou Helvis.

O prêmio foi concedido pela apresentação de um trabalho resultante de sua tese de doutorado, que demonstrou, de maneira inédita, que crianças filhas de pais com periodontite severa apresentam não apenas uma colonização microbiana oral alterada, mas também alterações na microbiota intestinal e em marcadores sistêmicos

Já, a doutoranda Leticia Sandoli foi premiada na categoria “Women in Science Promising Talent Award”.

O trabalho contemplado foi realizado em sua dissertação de mestrado, que investigou o efeito das alterações dimensionais em regiões posteriores da maxila e mandíbula após extrações dentárias minimamente traumáticas sem reabilitação imediata. O estudo demonstrou a efetividade do uso de biomateriais na preservação das dimensões alveolares, contribuindo para a redução da necessidade de cirurgias reconstrutivas adicionais e facilitando a instalação posterior de implantes dentários.

“Foi uma honra imensa representar a pesquisa brasileira em um cenário internacional e, além disso, destacar a atuação das mulheres na ciência. Em um ambiente historicamente dominado por homens, seguimos conquistando espaço, reconhecimento e valorização por nossas contribuições científicas”, destacou.

Ir para o topo