Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Professor Marcio Lopes será o representante da América Latina e Caribe e Professor Alan Roger será o secretário geral. A EAOM é uma das organizações mais influentes no campo da saúde bucal, reunindo profissionais de diversas partes do mundo em prol do avanço científico, educacional e clínico da medicina oral, especialidade que é reconhecida no Brasil como Estomatologia. A Estomatologia é uma especialidade que atua na interface entre a odontologia e a medicina, focando no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a boca e estruturas relacionadas, como câncer, doenças autoimunes, infecções e distúrbios hematológicos.

Para discutir uma associação multinacional de medicina oral, professores Miguel Lucas-Tomas (Espanha), Jens Pindborg (Dinamarca), Sir David Mason (Reino Unido) e Dr. Dean Millard (Estados Unidos) se encontraram em Madri, Espanha, em 1991. Houve reuniões subsequentes com outros colegas em Granada, Espanha (1993), Belfast (1995) e Londres (1997) e, em Londres, em 1998, os professores Isaac van der Waal (Holanda) e Crispian Scully (Reino Unido) fundaram formalmente a EAOM, juntamente com os professores Sir David Mason, Tony Axéll (Escandinávia), Antonio Azul (Portugal) e Stephen Challacombe (Reino Unido). O primeiro congresso oficial da EAOM foi realizado em Amsterdã em 1998, sob a presidência do professor van der Waal, o primeiro presidente da EAOM. A EAOM conta atualmente com 358 membros ativos da maioria dos países europeus.  O número de delegados não europeus está aumentando, incluindo aqueles da Australásia, Brasil, Canadá, Irã, Israel, Japão, Kuwait, Rússia, Arábia Saudita, Tailândia e Estados Unidos.

Os principais objetivos da EAOM são: promover o ensino e a pesquisa na Estomatologia, estimular a colaboração internacional entre profissionais da área, organizar congressos científicos e cursos para divulgar os avanços da especialidade, estabelecer diretrizes clínicas baseadas em evidências para o diagnóstico e tratamento de condições orais complexas e capacitar profissionais para atuar em casos complexos.  

Nos últimos anos, a EAOM tem realizado um movimento estratégico de internacionalização, refletindo a natureza global dos desafios em saúde bucal e Estomatologia. Um marco importante nesse processo foi a eleição de novos representantes de outras regiões do mundo, incluindo a América Latina e Caribe.

Essa iniciativa busca fortalecer os laços entre profissionais de diferentes continentes, promover o intercâmbio de experiências clínicas e científicas e integrar perspectivas diversas na formulação de diretrizes e políticas educacionais.

A eleição de membros da América Latina para cargos consultivos e executivos dentro da EAOM reflete o reconhecimento da excelência científica e clínica presente na região. Além disso, essa representatividade contribui para uma maior inclusão de realidades regionais, como o enfrentamento de desigualdades no acesso ao diagnóstico e tratamento de doenças orais complexas.

Ir para o topo