A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) tem a satisfação de anunciar que o artigo “Effects of Tai Chi and Qigong intervention on anxiety and stress in diabetic and hypertensive Brazilian patients: a randomized controlled trial” recebeu o 1º lugar no Eric Roger Wroclawski Award 2025, na categoria Multiprofessional Health Care, concedido pela revista einstein (São Paulo), periódico oficial do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.


O estudo é fruto da tese de doutorado de Laís Renata Almeida Cezário Santos, egressa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da FOP-UNICAMP, na área de Saúde Coletiva. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Karine Laura Cortellazzi Mendes, da área de Bioestatística, e contou com parte de seu desenvolvimento no exterior, durante o doutorado sanduíche com bolsa CAPES/PRINT, sob supervisão internacional do Dr. Soham Rej, da McGill University (Canadá).
A pesquisa demonstra os efeitos positivos das práticas corporais de Tai Chi e Qigong na redução de ansiedade e estresse em pacientes com hipertensão e diabetes atendidos na Atenção Primária à Saúde no Brasil.
O prêmio reconhece pesquisas originais de alto impacto científico nas áreas básicas, clínicas e multiprofissionais em saúde. Essa conquista reforça a relevância das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no cuidado em Saúde Coletiva e destaca sua contribuição para a produção de conhecimento voltado à promoção do bem-estar e da qualidade de vida de populações com condições crônicas de saúde.
A FOP-Unicamp parabeniza a autora e os coautores pelo mérito científico e pela relevante contribuição social deste trabalho.