Servidores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp participaram do curso Vida em Ciclos – cotidiano, trabalho e bem-estar, oferecido pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp).
A proposta do curso foi incentivar o autocuidado, com foco na melhoria da saúde física e mental dos participantes. As atividades abordaram a construção da autoestima e a prevenção do burnout.
O conteúdo contemplou oito temas principais: estresse psicossocial, resiliência, sono, alimentação, atividade física, relações no ambiente de trabalho, atividades de coping e cronotipo. Também foram debatidos aspectos relacionados à ritmicidade e à influência desses fatores na rotina laboral.
De acordo com a professora Dora Maria Grassi, a compreensão do indivíduo como ser biopsicossocial e ambiental evidencia que ele está inserido em um contexto no qual age, reage e provoca transformações no meio em que vive.
“Esses conhecimentos relacionados à rotina de trabalho contribuem para o fortalecimento da autoestima, com impactos positivos nas relações interpessoais e na qualidade de vida”, destacou.

