A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na noite desta quarta-feira (19), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, reunião solene de abertura dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A cerimônia, instituída pelo Decreto Legislativo nº 14/2017, ocorreu conforme o requerimento n° 1224/2025, por iniciativa das vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV) do mandato coletivo A Cidade é sua, que integram a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara.
Luciane Miranda Guerra, em nome das homenageadas, agradeceu “às ancestrais que lutaram antes para que as mulheres chegassem até aqui”. Ela ressaltou que, embora a presença feminina ainda seja reduzida na política, as mulheres representam “uma minoria que faz barulho”. “A forma de resistência trouxe momentos sombrios que se manifestam através das leis no Congresso, e sua flexibilidade, onde dados mostram que quatro mulheres morrem diariamente apenas por serem mulheres, o que mostra que a luta está apenas começando”, afirmou.
Luciane reforçou ainda a importância da articulação coletiva. “É no encontro das pautas, que nos fortalecemos, que, cada uma fazendo seu papel, podemos conseguir ao menos resgatar uma dessas mulheres que estão vivendo violência, que muitas vezes não veem que estão passando por isso”, colocou. “Conseguindo fazer isso, o trabalho está feito”.
Matéria e imagens originalmente publicada no site da Câmara Municipal de Piracicaba – https://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/solene-abre-acoes-dos-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-mulheres-69588



