A área de Prótese Dental da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP) realizou o I Encontro de Capacitação Científica, iniciativa voltada aos alunos de Iniciação Científica e destinada ao aprendizado de princípios básicos relacionados à produção científica.
O evento foi idealizado e organizado pela pós-doutoranda Maria Helena Borges, em conjunto com o professor Valentim Adelino Ricardo Barão e professora Hiskell Fernandes e Oliveira, e contou com o apoio dos doutorandos João Calazans Neto, Samuel Malheiros e João Pedro Silva, que participaram da elaboração e da condução das atividades.

A programação incluiu aulas sobre Estratégias de Busca Bibliográfica, Metodologias Utilizadas na Área de Prótese Dental, Estatística Básica Aplicada e Escrita Científica. Os temas foram selecionados para proporcionar aos estudantes uma visão inicial, porém ampla, das diferentes etapas envolvidas no desenvolvimento de uma pesquisa, desde a busca e análise da literatura até a interpretação de dados e a comunicação em forma de artigo científico.
Além das aulas teóricas, foram realizadas dinâmicas, atividades práticas e momentos de interação entre os alunos. Essas estratégias favoreceram a troca de experiências e permitiram identificar as principais dúvidas e demandas dos estudantes. As informações obtidas durante o encontro contribuirão para o planejamento de futuras ações de capacitação, possibilitando que os próximos eventos sejam direcionados aos aspectos que necessitam de maior aprofundamento.
Nesse contetxo, a realização do encontro reforça a importância de oferecer aos alunos de Iniciação Científica uma formação que vá além das atividades rotineiras de laboratório. O contato precoce com conceitos relacionados à busca de evidências, ao delineamento experimental, à análise estatística e à comunicação científica contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da responsabilidade na condução de pesquisas. Mais do que uma atividade formativa, o encontro representou um investimento na formação de novos pesquisadores e no fortalecimento de uma cultura científica cada vez mais crítica e integrada na FOP/UNICAMP.