Entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2026, a cidade de Fortaleza (CE) sediou a 61ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), realizada no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Celebrando os 70 anos da associação sob o tema central “Memórias, Transformações e Futuro do Ensino Odontológico”, o evento reuniu as principais lideranças da área no país.
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) marcou uma presença de destaque, representada por uma comitiva altamente qualificada e diversificada de docentes, servidoras e acadêmicos. A delegação da FOP contou com a participação das professoras Dra. Camila Batista (Coordenadora Associada da Graduação) e Dra. Fernanda Marcondes (Membro do Núcelo Docente Estruturante – NDE); das servidoras PAEPE / Supervisoras SICOD Janaína Leite, Elisangela Barbosa e Maria Helídia Neves; e dos acadêmicos Josilanny Araújo (pós-graduanda da Farmacologia), Victor Rafael Gomes (graduando do 8º período) e Amanda Siqueira (pós-graduanda da Radiologia).
Ao longo do evento, a equipe da FOP vivenciou uma rica imersão nas discussões mais urgentes e inovadoras sobre a evolução e a regulação da odontologia no Brasil. Entre as principais atividades acompanhadas e debatidas pela comitiva, destacaram-se:
- Alinhamento Institucional: Aprofundamento do entendimento sobre os desafios da formação profissional e o cenário regulatório nacional durante as reuniões estratégicas entre o Conselho Federal de Odontologia (CFO), as Comissões de Educação e as Comissões de Ensino dos Conselhos Regionais (CROs);
- Avaliação e Regulação: Discussão com Coordenadores de Curso, Núcleos de Docente Estruturante (NDEs) e avaliadores do INEP sobre as perspectivas para o ENADE 2027, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o novo Instrumento de Avaliação Institucional;
- Biossegurança: Atualização sobre a área de Segurança do Paciente e Biossegurança, com foco nas aplicações práticas e impactos da nova RDC 1002/2025 nos processos de trabalho em saúde bucal.
- Encontro Nacional dos técnicos e auxiliares de saúde bucal: Reflexão sobre a participação e valorização dos ASB/TSB
- Protagonismo estudantil em ação: Debate sobre as ligas acadêmicas, inovações no processo ensino-aprendizagem, projetos de pesquisa e extensão
A produção acadêmica e as vivências da FOP foram apresentadas de forma brilhante pelos acadêmicos em espaço dedicado ao debate dinâmico e à troca de práticas inovadoras entre os participantes. Para coroar com sucesso o empenho e a dedicação da nossa delegação, a participação da FOP foi celebrada de maneira especial durante a cerimônia oficial de encerramento do evento, com a premiação do acadêmico Victor, que teve seu trabalho “Cuidado além do consultório odontológico: extensão universitária em territórios vulnerabilizados”reconhecido e laureado entre os destaques nacionais da edição.
A presença e o reconhecimento alcançado pela FOP-Unicamp na 61ª Reunião da ABENO reforçam a liderança e a visibilidade nacional da instituição, consolidando seu compromisso histórico com a qualidade, a inovação pedagógica e a excelência científica no ensino odontológico.

