
O edifício onde hoje se encontra o Museu da Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, para além de um exemplar notável da arquitetura piracicabana, exibe marcas importantes sobre a trajetória do ensino da odontologia na cidade e da sua emergência como um centro de referência internacional na área.
Sua história remonta ao dia 21 de novembro de 1921, quando a Sociedade de Instrução Popular e Beneficência solicitou à Câmara Municipal de Piracicaba a isenção de impostos com o fim de viabilizar a construção do Externato São José, cuja localidade se daria na esquina das ruas Dom Pedro II e Alferes José Caetano, região central. Dispondo da colaboração do engenheiro dinamarquês Holger Jensen Kok e do projetista paulistano Paulo Elias Pecorari, o edifício destinado ao ensino gratuito de meninos foi erigido em consonância com todos os requisitos higiênicos e arquitetônicos da mentalidade moderna da época. Foi inaugurado em fevereiro de 1924 e serviu à educação básica até meados da década de 1950. Em 13 de dezembro de 1956, a Prefeitura de Piracicaba, sob o mandato de Luciano Guidotti, adquiriu o prédio com o objetivo de nele instalar a recém-criada Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba.

No dia 22 de julho de 1957, o diretor Carlos Henrique Robertson Liberalli promoveu a aula inaugural do curso de Odontologia, dando início às atividades da instituição que uma década depois transformou-se na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) ao ser incorporada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Em razão da crescente demanda por espaços mais amplos e especializados, a FOP transferiu a sua sede para um edifício novo no final dos anos 1970, mantendo no prédio central somente os cursos técnicos.
A trajetória desta construção de estilo eclético não se restringe somente às suas funções originais, que ao longo do tempo esteve a serviço da educação básica e superior da população piracicabana, mas perpassa também por seu reconhecimento enquanto bem de valor cultural.
LINHA DO TEMPO
- 1921 – Dá-se início à construção do prédio, cujo projeto é de autoria de Holger Jensen Kok e Paulo Elias Pecorari.
- 1924 – O prédio é inaugurado e ocupado pelo Externato São José.
- 1956 – O prédio é adquirido pela Prefeitura Municipal de Piracicaba para sediar a nova Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba.
- 1957 – Início das atividades da nova Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba.
- 1967 – AFaculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba é incorporada à Unicamp pelo governador Laudo Natel (Lei nº 9715) e passa a se chamar Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).
- 1978 – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba é transferida para o prédio novo, mantendo no “antigo” apenas os cursos Técnico em Higiene Dentária, Técnico em Prótese Dentária e Auxiliar de Consultório Dentário.
- 1989 – O edifício é doado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
- 2004 – O prédio é tombado como patrimônio cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Decreto nº 10.620).
- 2025 – O prédio passa a abrigar o Museu da Odontologia (MO).