Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae), da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Unicamp, através de seu Programa de Capacitação, mantém uma atividade de formação, com aulas de professores de diversas áreas, cujo objetivo é disponibilizar cursos para a equipe, alunos de graduação e convidados. A próxima aula será ministrada pela Professora Samantha Camargo Daroque, no dia 17 de maio, às 8h30, na Sala da Congregação. Ela falará sobre o atendimento do paciente surdo, além de passar algumas noções de LIBRAS. Interessados deverão fazer a inscrição na Secretaria do Cepae, com a Cristiane, no horário das 8h30 as 11h30 e das 13h30 às 16h30, até o dia 10 de maio.

A professora Rosana Possobon, responsável pelas atividades, informou que LIBRAS deveria ser ensinada em cursos de graduação em saúde, uma vez que, desde 2002, é considerada oficialmente a segunda língua do Brasil. “Há 5 anos, a professora Samantha tem contribuído com a graduação da FOP, junto à disciplina de Psicologia Aplicada. Nestas aulas são oferecidas noções de LIBRAS, a fim de despertar nos alunos o interesse pela língua e também para que percebam a importância de ter esse tipo de noção”, explica Possobon.

A primeira aula deste ano foi ministrada pelo professor Fábio Luis Mialhe, do Departamento de Odontologia Social. Na ocasião, ele debateu sobre o tema: Educação em Saúde: Conceitos e Estratégias. Nesta mesma data, a professora Mirielly Carrara, instrutora de Kundalini Yoga, falou sobre o controle do estresse no trabalho. Segundo a professora Rosana, ela trouxe informações para o profissional de saúde sobre como cuidar de si mesmo. “Se o profissional estiver sentindo-se bem, terá mais facilidade em cuidar do paciente. Neste sentido, a Prof Mirielly ensinou como melhorar a respiração, como manter-se calmo durante os atendimentos, além de orientar sobre alguns exercícios de relaxamento”, conta.

Ir para o topo