Sebastião Silvério de Sousa Neto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi o vencedor do Hatton Awards 2025 da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), Divisão Brasileira da International Association for Dental Research (IADR), a mais importante distinção mundial em pesquisa odontológica. Ele representará o Brasil na 2026 IADR General Session, em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos.

A Reunião da SBPqO, promovida anualmente, é considerada a maior e mais relevante reunião de pesquisa em Odontologia da América Latina, reunindo estudos e resultados de grande impacto para a comunidade científica.

O trabalho, orientado pelo professor Pablo Agustin Vargas, integra o Projeto Temático FAPESP (2016/05710-4) coordenado por ele, com participação dos professores Rogério Moraes de Castilho, Manoela Domingues Martins e Vivian Petersen Wagner. A pesquisa demonstrou que a emetina, uma droga já aprovada pelo FDA, embora ainda não disponível no Brasil, apresenta potencial para reposicionamento terapêutico. A combinação dessa substância, que atua como sensibilizante, com a cisplatina demonstrou potencial para inibir a ativação do NF-κB, um fator molecular central na progressão do câncer de boca.
Resultados in vitro já foram publicados, e atualmente, o grupo apresenta os achados in vivo, com perspectiva futura de aplicação clínica.
“Meu objetivo sempre foi ser motivo de orgulho para a FOP. Acredito que a pesquisa merece ser amplamente divulgada. Embora o uso clínico ainda pareça distante, estamos trabalhando com drogas já disponíveis no mercado, cujas toxicidade, efeitos e doses são bem conhecidos em diferentes perfis de pacientes. Nosso objetivo é reposicionar medicamentos utilizados para outras doenças no tratamento de uma comorbidade que leva muitas pessoas à morte. Esse caminho é mais rápido do que iniciar o desenvolvimento de uma nova droga a partir de uma planta, o que exige começar do zero. Gostaria de ressaltar que o nosso trabalho foi conduzido com seriedade e qualidade. Trata-se de uma pesquisa que pode ter aplicação prática e representa também um ato de superação pessoal, já que perdi um familiar para o câncer de boca e sei o impacto que essa doença causa. Foi um orgulho representar nosso Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da FOP-Unicamp”, disse Sebastião Silvério de Sousa Neto.
Coautores: Brendo Vinícius Rodrigues Louredo, Luan César Silva, Mateus José Dutra, Vivian Petersen Wagner, Manoela Domingues Martins, Rogério Moraes de Castilho, Pablo Agustin Vargas.,