Dois alunos da área de Saúde Coletiva da FOP receberam menção honrosa no 42º Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia (CUBO), realizado entre os dias 22 e 26 de setembro. O evento é considerado o maior congresso universitário de odontologia da América Latina.
A doutoranda Michelli Caroliny de Oliveira, orientada pela Prof.ª Dra. Luciane Miranda Guerra, foi reconhecida pelo trabalho “Significados do atendimento a vítimas de violência para profissionais de um centro de referência”. O estudo clínico-qualitativo investigou os significados atribuídos por profissionais do Centro de Atendimento à Mulher de Piracicaba (CRAM) no acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
“Receber a menção honrosa no CUBO da USP foi uma conquista muito significativa para mim, especialmente por apresentar um tema tão sensível e urgente como a violência doméstica. Ser premiada em um evento acadêmico tão respeitado reforça minha convicção de que estamos no caminho certo. Agradeço imensamente à minha orientadora, professora Luciane Guerra, e a todos os colegas do GEPEQ, meu grupo de pesquisa”, afirmou Michelli.
Já o graduando Vitor Rafael Gomes recebeu menção honrosa pelo trabalho “Longitudinalidade do cuidado odontológico no contexto do serviço de urgência bucal”, orientado pela Prof.ª Dra. Karine Cortellazzi, da área de Bioestatística. O estudo avaliou a continuidade do cuidado odontológico dos usuários do SUB de Piracicaba.
Entre os principais achados, constatou-se que mais de 70% dos usuários recorrem diretamente ao SUB, sem vínculo prévio com a Atenção Primária à Saúde (APS). Além disso, a maioria pertence a áreas com elevados índices de exclusão social.
“Esse estudo apresenta grande potencial para orientar políticas públicas de saúde, reforçando a importância de estratégias que garantam acesso, vínculo e cuidado contínuo. Essa conquista se soma a outros prêmios já recebidos e nos inspira a seguir pesquisando e contribuindo para o fortalecimento da saúde coletiva”, destacou Vitor.