Representante: Prof. Dr. Eduardo Hebling
É de responsabilidade deste setor a adequação e a facilitação e a inclusão das normas de Biossegurança, que atualmente são utilizadas assim como supervisionar e orientar a todos à atender os padrões de Biosegurança de acordo com as normas de CFO (Conselho Federal de Odontologia), além da Vigilância Sanitária, e outros órgãos competentes.
A Divisão de Biossegurança é presidida por um servidor docente, indicado pelo Coordenador Clínico do SICOD, e por um servidor não docente, de cada setor clínico também participante do SICOD, com formação em TSB e/ou Odontologia, ou área a fim, indicados pelos responsáveis pelos respectivos setores, e dois docentes da área de biossegurança da FOP.
Com o enfrentamento da Crise do COVID-19, todas as faculdades da Unicamp elaboraram um comitê de Crise, onde foram elaborados os protocolos que são seguidos oferecendo aos alunos, pacientes e docentes segurança em seus atendimentos.
Com a diminuição do número de casos da doença e o fim dos trabalhos da Comissão COVID/FOP-UNICAMP, fica para a Comissão de Biossegurança a responsabilidade final de zelar pela segurança no atendimento clínico de pacientes e equipe odontológica nas diferentes clínicas de nossa faculdade.
Até que as medidas utilizadas atualmente sejam rediscutidas e reavaliadas quanto à sua manutenção ou modificação pelas diferentes comissões gestoras da faculdade (SICOD, Clínica, Graduação, Pós-Graduação e Extensão) em conjunto com essa Comissão, divulgando os materiais elaborados e atualizados. Desta forma, esta COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA, torna-se como responsável pela notificações e orientações em casos de contaminação e acidentes que possam ocorrer durante os atendimentos.
Esta divisão atua de maneira dinâmica buscando alternativas e soluções para que os riscos biológicos sejam diminuídos e sanados à todos os envolvidos.