O Projeto Político Pedagógico é uma proposta de trabalho elaborada para alcançar o objetivo da Instituição de Ensino. Trata-se de um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade, portanto uma referência para a caminhada (VASCONCELOS, 2007). Ao ser construído coletivamente e ao longo do processo de realização das atividades, replanejamento e redefinição de rumos, materializa-se à medida que se aproxima da sala de aula (DIABEM, MINGUILI, 1996).
Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição.
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas no decorrer dos anos, desenvolve regularmente estudos de análise curricular com a participação do corpo docente e discente, que resultam em propostas de trabalho aplicadas ao ensino. O Projeto Político Pedagógico FOP/Unicamp é o resultado desses estudos, descrevendo a proposta atual de ensino, baseada no perfil do profissional que se
pretende formar.
A existência deste Projeto não garante por si só o êxito absoluto dos objetivos estabelecidos, é necessário um trabalho conjunto e uma “linguagem comum” entre seus membros. Ignorar essas relações é ignorar a origem e o significado real do Projeto Político Pedagógico.
Espera-se que este material seja fonte de consulta do Corpo Docente, Corpo Discente e dos funcionários, oferecendo orientações às atividades a serem desenvolvidas, resultando num trabalho em equipe, em busca do mesmo objetivo.