Biotério
Para o desenvolvimento de pesquisas com animais, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba dispõe de um Biotério Central, onde são mantidos animais utilizados por pesquisadores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental, Clínica Odontológica, Estomatopatologia, Odontologia e Radiologia Odontológica. Os estudos utilizam ratos e camundongo de padrão sanitário SPF (specific pathogen free) produzidos principalmente pelo Centro Multidisciplinar de Investigação Biológica (CEMIB) da UNICAMP, único centro latino-americano certificado pelo International Council of Laboratory Animal Science (ICLAS). O Biotério Central dispõe de câmaras para manutenção de ratos e camundongos, centros cirúrgicos, área de recuperação pós-cirúrgica e área de lavagem e estoque de material.
Suas instalações estão em uma área de 565 m2 e apresenta toda infraestrutura e equipamentos como: autoclave, balanças, mesas cirúrgicas, capelas de exaustão, microscópio clínico, climatização, entre outros, necessários para o bom funcionamento do biotério, além de 2 bioteristas devidamente treinados para desempenhar suas funções.
Além dessa estrutura possui ainda uma sala com barreira sanitária padrão para experimentação com animais especiais submetidos a modelos que utilizam gaiolas metabólicas ou de alimentação programação – König-Höfer. Finalmente, possui uma sala equipada para utilização de modelos animais para controles da inflamação e dor.
Laboratório da Área de Bioquímica
A Área de Bioquímica da FOP/UNICAMP desenvolve trabalhos direcionados à Área de Cariologia. Os estudos realizados na linha de pesquisa “Biofilme dental cariogênico” são relacionados à formação, composição e cariogenicidade de biofilmes dentais formados sob diferentes condições experimentais nos processos de des-remineralização do substrato dental (esmalte/dentina). A Área possui laboratório credenciado para o cultivo de bactérias e fungos geneticamente modificados (OGMs), e também, para o emprego de metodologias de engenharia genética para construção de OGMs. As metodologias possíveis de serem empregadas na construção de OGMs são deleção/incorporação de genes de interesse, e incorporação de repórteres para avaliar expressão de genes.
Laboratórios da Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica
A Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da FOP/UNICAMP desenvolve estudos com micro-organismos procariontes que colonizam a cavidade bucal de interesse para odontologia e medicina. As linhas de pesquisa desenvolvidas nesta área envolvem análises sobre os mecanismos moleculares de fatores de virulência em diversas espécies de interesse da área de saúde, assim como análises sobre produtos naturais e seus efeitos sobre bactérias e células de diversas linhagens. O laboratório (Microbiologia da área) credenciado para trabalhos com OGMs está equipado para o cultivo de microrganismos, cultura de células eucarióticas e para as principais técnicas de biologia molecular e genética recombinante, incluindo-se a quantificação da atividade de genes, inativação gênica e complementação de microrganismos mutantes.
Laboratório da Área de Histologia e Embriologia
A Área de Histologia e Embriologia da FOP/UNICAMP tem como linhas de pesquisa principais estudos na área de bioengenharia, genética, epigenética e análise computacional em células e tecidos. Os laboratórios credenciados para trabalhos com OGMs da área de Histologia estão equipados para cultivar e manusear micro-organismos e células eucarióticas geneticamente modificadas, o que permite a execução de técnicas de biologia molecular em genética recombinante, incluindo, como exemplo, construção de OGMs modificados em regiões reguladoras, OGMs que superexpressão determinados genes ou que carregam genes silenciados.
Laboratórios da Área de Microbiologia e Imunologia
A Área de Microbiologia e Imunologia da FOP/UNICAMP desenvolve estudos com micro-organismos eucariontes e procariontes que colonizam a cavidade bucal. As linhas de pesquisa desenvolvidas nesta área envolvem análises sobre os mecanismos moleculares de formação de biofilmes e virulência em diversas espécies de interesse da área de saúde. Os laboratórios credenciados para trabalhos com OGMs estão equipados para o cultivo de micro-organismos, cultura de células eucarióticas e para as principais técnicas de biologia molecular e genética recombinante, incluindo-se a quantificação da atividade de genes, inativação gênica e expressão de proteínas recombinantes.
Laboratório da Área de Periodontia
O laboratório credenciado para atividades com OGMs da Área de Periodontia da FOP/UNICAMP desenvolve estudos com culturas celulares de interesse para a Periodontia, como as culturas primárias isoladas de tecidos bucais humanos e culturas laboratoriais imortalizadas. As linhas de pesquisa desenvolvidas abrangem os estudos dos fenômenos celulares e moleculares envolvidos na regeneração periodontal e na patogênese da doença periodontal. Os equipamentos da área permitem o cultivo de linhagens celulares eucarióticas e as principais técnicas de biologia molecular, incluindo a quantificação da atividade de genes (qPCR), a quantificação por ELISA de mediadores químicos celulares e clonagens.
Laboratório de Cultura de Células da Área de Patologia
O Laboratório de Cultura de Células da Área de Patologia é preparado para a realização de técnicas metodológicas que envolvem cultura de células. Este laboratório credenciado para o trabalho com OGMs dispõe de fluxos laminares, incubadoras de CO2, contador automático de células e microscópio de contraste de fase invertido equipado de sistema de imunofluorescência e documentação digital em tempo real. A partir das culturas dos OGMs, ensaios envolvendo técnicas de biologia celular e molecular são passíveis de serem realizados.